Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Sambilas ensaiam ataque e defesa

Avelino Umba - 16 de Fevereiro, 2017

Progresso, realizam sesso de treinos

Fotografia: Vigas da Purificao

O técnico principal do Progresso do Sambizanga, Kito Ribeiro, e os seus adjuntos dirigiram  mais uma sessão de treinos, ontem,  em que voltaram à   carga com os habituais trabalhos de construção de jogo ofensivo e na melhoria do sistema defensivo. Kito Ribeiro, e seus companheiros na equipa técnica, mostram-se cada vez mais imperiosos nos exercícios de finalização, para melhorar os níveis de eficácia do ataque, porque no jogo anterior revelou-se enormes desperdícios neste aspecto.

Na verdade, digerida a derrota (1-2), com o Petro de Luanda, no fim-de-semana, no Estádio 11 de Novembro, a contar para a jornada do Girabola Zap de 2017, o Progresso do Sambizanga  prepara  com atenção redobrada a recepção ao 1º de Maio de Benguela no domingo, às 16h00, no Estádio da Cidadela.

Com o pensamento centrado na conquista da primeira vitória,  a julgar pelo o objectivo traçado pela direcção do clube liderado por Paixão Júnior, a conquista dos três primeiros lugares no campeonato,  o técnico Kito Ribeiro e seus companheiros trabalham  a equipa com muitas cautelas.

O nível da equipa oponente na jornada que se avizinha é enorme, pelo facto de também vir de uma derrota, por 1-2, diante do Recreativo da Caála, o que impõe rigor no treino dos pupilos de Kito Ribeiro, para que o grupo consiga contornar os proletários à semelhança do conjunto sambila, que estão igualmente no encalço de pontos nesta recta inicial da prova.

A motivação no seio dos sambilas é alta, mas há a necessidade de mantê-la  mais equilibrada possível, porque  pode ser prejudicial um entusiasmo exacerbado, que seja capaz de levá-los à distracção e tropeçar no jogo do qual esperam um triunfo. Nos treinos até aqui efectuados, a equipa sambila corrigiu erros do jogo passado. O aprimoramento da  finalização, contra -ataque rápido, desmarcação e outros aspectos técnicos e tácticos continuam a dominar as sessões, que antecedem a recepção aos proletários de Benguela.

Na sessão de ontem, os  sambilas fizeram ainda exercícios físicos e de circulação com bola, em que foi notória o empenho dos atletas.  Recuperar os pontos perdidos na última jornada, é o grande objectivo do técnico Kito Ribeiro que  conta com todos os jogadores, antes do fim-de-semana. As duas sessões de treino já realizadas, desde segunda-feira, serviram  para o treinador do Kito Ribeiro do Progresso do Sambizanga recuperar o grupo da condição física, e corrigir os detalhes da estratégia de jogo que não surtiu os efeitos desejados na partida anterior.

MÉDIO
Norberto animado para jogo vitorioso


O médio central, Kiatalua Tadeu Emous " Norberto", disse ao Jornal dos Desportos, que apesar da derrota sofrida pela equipa na jornada anterior diante do Petro de Luanda, o grupo está com um estado de espírito aceitável, que permite enfrentar no domingo,  no Estádio da Cidadela, o 1º de Maio, com grande atitude e ganhar os três pontos em disputa.

"Sabemos que a derrota mexe com as estruturas psicológicas de qualquer atleta, mas já faz parte do passado. Não está a afectar o nosso rendimento de trabalho, por contrário, motiva-nos a trabalhar muito mais", disse. "O nosso grupo é muito forte, e está preparado para enfrentar todas as adversidades. O jogo de domingo é mais um, em que prevejo uma grande luta pela vitória, do primeiro ao último minuto ", disse.

O central disse que a sua equipa não se sente pressionada. "Cada jogo é um jogo. Não há jogos fácies, nem iguais. Estamos a fazer o nosso trabalho durante a semana, com objectivo de realizar uma boa partida, com pensamento único de conquistar os três pontos", concluiu.

PATRICK
O avançado Patrick do Progresso do Sambizanga que no jogo passado assustou os presentes no Estádio 11 de Novembro, ao cair quase inanimado durante cerca de três minutos, está fora de preocupação.

O jogador, 27 anos,  foi assistido poucos minutos depois  de cair em pleno relvado, onde recuperou os sentidos e deu sequência ao jogo. Valdevino Miranda, chefe da equipa médica do Progresso do Sambizanaga, garantiu ao Jornal dos Desportos que está tudo bem com o atleta.

"O jogador teve uma queda meia aparatosa e bateu com parte da cabeça no relvado, em função disso perdeu os sentidos por alguns minutos. Foi socorrido no relvado sem grandes problemas. De lá para cá, continua a fazer um tratamento normal com analgésicos, e trabalha com toda a normalidade com o grupo" assegurou.     
AU