Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Sambilas fortes para Kabuscorp

Avelino Umba - 23 de Agosto, 2017

Mdio V um dos que representaram os Palancas Negras na eliminatria com os Escorpies

Fotografia: Jos Cola| Edies Novembro

Os sambilas jogam no sábado às 17h30, nos Coqueiros, em partida com o Kabuscorp do Palanca, referente à 22ª jornada do Girabola Zap 2017.

Digerida a igualdade (0-0) do último jogo com os polícias, antes da pausa que o campeonato observou, os sambilas regressaram ao trabalho com duas sessões (manhã e tarde), dispostos a corrigir a prestação dos últimos jogos. Para o efeito, o grupo às ordens de Kito Ribeiro treina no máximo da sua força, alterna o complexo desportivo no Sambizanga com o Estádio dos Coqueiros.

O objectivo do plantel sambila é  de estar preparado para colocar um ponto final na má produção no campeonato, ou seja, o ciclo de derrotas e empates que começou com o Petro de Luanda (0-2), Estrela 1º de Maio de Benguela (0-2), Atlético Sport Aviação (1-1) e Interclube (0-0).

O treinador - adjunto Diogo Pedro "Dione" revelou ao Jornal dos Desportos que a equipa aproveitou a pausa que se registou no campeonato. Segundo ele, disputaram alguns jogos-treinos em que deram primazia aos jogadores menos utilizados no campeonato.

"O período de pausa foi aproveitado da melhor maneira possível, com a realização de alguns jogos-treinos com equipas do mesmo campeonato, em que demos primazia aos jogadores pouco utilizados. Os resultados não estão em causa, o importante para nós é que deu para manter os níveis competitivos, físicos, tácticos e técnicos da equipa para quando voltar a competir no sábado o grupo esta em condições para o que pretende, que é regressar às vitórias", disse.

O adjunto de Kito Ribeiro mostrou-se satisfeito pelo regresso ao grupo do trio Yano, Vá e Silva, jogadores que estiveram ao serviço da selecção nacional.

"Os jogadores compareceram em massa ao trabalho, com excepção do Lunguinha, René e Ossiki que por motivos de doença e lesões não estiveram presentes. Dos presentes destacam-se os atletas que estiveram ao serviço da selecção nacional, nomeadamente, o Yano, o Vá e o Silva. Os três regressaram com boa disposição", explicou.


FOLGA GERAL
Plantel exerce
direito de voto


A equipa de futebol sénior do Progresso do Sambizanga observa uma folga hoje, com o objectivo dos nacionais exercerem o direito de voto. A informação foi avançada ao Jornal dos Desportos pelo treinador-adjunto Diogo Pedro "Dione". 

"O país está a viver, mais uma vez, um grande momento da sua democracia. Amanhã (hoje) todos os caminhos dão às mesas de assembleias de voto, para elegermos o novo governo. Deste modo, ninguém fique de fora deste exercício. Por esta razão, a equipa técnica e os jogadores estão dispensados amanhã (hoje) para exercerem o seu dever de cidadania e participarem da festa da democracia. O grupo volta ao trabalho na quinta-feira (amanhã) a partir das 8h00, no complexo desportivo e escolar no Sambizanga", esclareceu.

Kito Ribeiro deve voltar à carga com os habituais trabalhos de construção de jogadas e melhorias no sistema ofensivo.

A equipa técnica do Progresso mostra-se cada vez mais rigorosa nos exercícios de finalização, para melhorar os níveis de eficácia do ataque, que nos últimos jogosrevelou   enormes desperdícios.

As duas sessões de treino realizadas ontem (manhã e tarde) pela equipa do Progresso do Sambizanga, com vista ao jogo de sábado às 17h30 no Estádio dos Coqueiros, servíram para o treinador Kito Ribeiro recuperar condição física dos jogadores, e corrigir alguns detalhes da estratégia de jogo que não surtiu efeito na partida anterior.

A aposta nos exercícios de circulação de bola e jogadas combinadas foi notória nos ensaios realizados ontem pelos sambilas, numa clara demonstração dos objectivos que norteiam o grupo.