Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Sambilas procuram consolo

Pedro Augusto - 21 de Abril, 2017

Equipa sambila pode chegar ao quinto lugar da tabela de classificação em caso de vitória sobre os estudantes

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Progresso Sambizanga tem hoje às 15h30, diante da Académica do Lobito, uma grande missão: tentar alegrar os seus adeptos, depois goleada (4-0) sofrida domingo último, no 11 de Novembro, diante do 1º de Agosto.

O adversário desta tarde é mais acessível, é verdade, porém, advinha-se dificuldades para os sambilas, pois os lobitangas, regra geral, têm feito excelentes resultados em Luanda, independentemente do valor do opositor.

Ainda assim, os sambilas são favoritos à conquista dos três pontos, não só por jogarem em casa, mas também por possuírem um melhor conjunto e mais ambições em relação aos lobitangas. Aliás, a derrota imposta pelos militares é vista no seio da equipa de Kito Ribeiro como \"acidente de percurso\".

Com isso, um Progresso Sambizanga forte e com alto espírito competitivo, à semelhança dos jogos que antecederam a goleada, é o que se espera hoje nos Coqueiros, não só para ganhar mais três pontos, como para fazer esquecer o desaire passado. Os sambilas sabem disso. Aliás, um triunfo ante os estudantes, ainda que à condição, vai colocá-los no quinteto do campeonato.

Uma pretensão que está ao alcance do grupo às ordens de Kito Ribeiro. Por isso, o Progresso Sambizanga está proibido de falhar , sob pena de ser duramente castigada pelos seus adeptos e pela massa associativa, que ainda têm encravado o descalabro de domingo último.

Mas os sambilas sabem igualmente que não vai ser só chegar, ver e vencer, pois reconhecem que do outro lado, estará uma equipa também com o orgulho ferido e que luta para sair da zona \"vermelha\" do campeonato.

A vitória extrumuro na oitava jornada, diante do Santa Rita de Cássia, por 2-0, foi apenas para \"afogar\" as mágoas, pois na ronda passada, a Académica do Lobito, agora sob comando técnico de José Silvestre \"Pelé\", que rendeu António Alegre, não teve capacidade para deixar cair o Petro de Luanda no buraco.

A ambição que os lobitangas esperam concretizar diante dos sambilas, aproveitando o facto de o adversário estar de certo modo fragilizado, em face a goleada no dérbi luandense, só vai ser possível, caso os estudantes de Silvestre Pelé se apresentem nos Coqueiros com a lição muito bem estudada.




AVANÇADO ESTÁ LESIONADO
Progresso sem Fofó no ataque


A goleada sofrida na semana passada pelo Progresso Sambizanga, no jogo diante do 1º de Agosto, está completamente digerida. Por isso, os sambilas que somam 15 pontos, mais oito que o Académica do Lobito, com quem jogam esta tarde, só pensam na vitória, num jogo em que Kito Ribeiro não vai contar com os médios Fofó e Bruno, ambos lesionados.Fofó padece de uma lesão no ombro direito, enquanto Bruno voltou a ressentir de dores no joelho direito, ambos desde o jogo com os militares.

O Jornal dos Desportos apurou ao longo da semana de trabalho, para além dos lesionados Fofó e Bruno, o técnico Kito Ribeiro pode fazer mexidas profundas nos sectores defensivos e ofensivos.

O avançado Tshabalala, por exemplo, pode fazer a sua estreia no presente campeonato. O jogador que recuperou da lesão sofrida no segundo dedo do pé direito, na pré-época, e que obrigou a uma cirurgia em Fevereiro último, é um dos candidatos para ocupar o lugar de Fofó na linha da frente.O treinador-adjunto do Progresso Sambizanga, Diogo Pedro \"Dione\", assegurou ao Jornal dos Desportos que a equipa teve uma boa preparação para o jogo com a  Académica do Lobito e que pensamento está centrado apenas na vitória.

\"A semana de preparação começou com uma longa conversa com os jogadores, em face ao resultado da última jornada. É normal perder, mas o volume de golos sofridos fez com que tivéssemos uma conversa com os jogadores, de formas a levantar o moral dos mesmos. Digerido esta questão, a equipa voltou à normalidade e teve um semana de preparação sem grandes constrangimentos, com o pensamento apenas focado na conquista dos três pontos\", disse.Dione acrescentou que a goleada diante do 1º de Agosto faz parte do passado e o grupo está focado apenas no jogo de hoje, diante da Académica do Lobito, nos Coqueiros.

\"O jogo com o 1º de Agosto faz parte do passado. O importante agora é que o grupo está focado no jogo de amanhã (hoje) com objectivo de conquistar os três pontos\",  realçou.   
AVELINO UMBA