Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Sambilas sem dinheiro para o estgio em Benguela

Avelino Umba - 06 de Outubro, 2018

Hlder Teixeira promete montar uma equipa competitiva

Fotografia: Santos Pedro | Edies Novembro

O treinador do Progresso do Sambizanga, Hélder Teixeira, trabalha desde quarta-feira com a equipa, proveniente da cidade de Huambo onde esteve em gozo de férias,  apelou o apoio e carinho dos adeptos para com os jogadores, à exemplo da época anterior.
\"Apesar de perdermos alguns jogadores importantes, a minha fé é sempre a mesma. Vamos montar outra equipa com a prata da casa. Deste modo, pedimos o apoio total dos nossos adeptos para com os jogadores\", disse.
Disse, igualmente, que em função da situação financeira que o clube vive, vai passar mensagens aos jogadores, de jogo a jogo, de formas ter uma equipa compacta para os desafios que os esperam, para que possam atingir os objectivos na nova época.
\"Qualquer equipa entra na competição a fazer contas, nós não somos diferentes, mas a mensagem que vamos passando aos jogadores, de jogo a jogo, é a de conquistar os três pontos de formas a atingirmos  os nossos objectivos\", concluiu.  


Sambilas
sem dinheiro para estágio


A equipa principal de futebol do Progresso do Sambizanga, ao contrário das últimas três épocas, vai efectuar o estágio de pré-época na cidade de Luanda e não em Benguela, como era pretensão da equipa técnica. As dificuldades financeiras que o clube atravessa estão na base da mudança, soube o Jornal dos Desportos de uma fonte ligada à direcção do grémio, que é presidido por Paixão Júnior.
A fonte explicou, que face à situação financeira nada abonatório que o clube atravessa, a direcção reuniu-se com equipa técnica e com os jogadores para abordar a questão e concluiu,  que o estágio da pré-temporada tem lugar em Luanda, no seu complexo desportivo e escolar, ao Sambizanga.
\"Em função da contenção de gastos que neste momento somos obrigados a fazer e porque a direcção do clube não tem verbas, fruto da desistência de patrocinadores por razões conjunturais do país, relativamente  ao estágio de preparação de pré-época, a direcção do grémio sambila resolveu fazê-lo em Luanda, no nosso complexo desportivo e escolar\", disse a fonte.
Com as oficinas abertas desde quarta-feira, os sambilas iniciaram a preparação de forma intensa, com sessões duplas alternadas entre o seu complexo desportivo, no Sambizanga e na Floresta da Ilha de Luanda.
Sem grandes novidades, Hélder Teixeira vai promover jogadores em formação no clube,  uma das condições encontradas para formar a equipa capaz de lutar durante o campeonato, com objectivo de atingir um lugar ao meio da tabela.
Ainda com alguns jogadores ausentes, em gozo de férias, com relação aos presentes, alguns  realizam trabalhos de ginásio para recuperação de problemas clínicos, como são os casos do lateral esquerdo Eliseu e do guarda-redes Titi.
Com objectivo de materializar o programa, a direcção dos sambilas pondera patrocínios direccionados, ou seja, verbas apenas para o futebol.
Relativamente aos objectivos para a presente temporada, a fonte que citamos, disse que passa pela permanência na primeira divisão.
\"Tudo hoje gira em torno do dinheiro , infelizmente, isso falta no nosso clube. Deste modo, com problemas financeiros que nos afligem, os nossos objectivos passam por manter a equipa na primeira divisão, num lugar a meio da tabela\", concluiu.           
A formação do Progresso Sambizanga, que volta a ser orientada pelo angolano Hélder Teixeira,  defronta o Saurimo FC da Lunda Sul na primeira jornada do Girabola Zap 2018/2019.