Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Sambilas trabalham desfalcados

Avelino Umba - 14 de Junho, 2017

Progresso do Sambizanga

Fotografia: Jos Soares | Edies Novembro

O Progresso do Sambizanga iniciou ontem a preparação para o jogo desta sexta feira às 18h00, no Estádio dos Coqueiros, diante do Petro de Luanda, para a abertura da 16ª jornada, com o plantel desfalcado de jogadores influentes no onze inicial. O médio Serge esteve ao serviço da Selecção do Togo, na partida de qualificação de apuramento ao CAN 2019, nos Camarões, e o avançado  Chibuabua a tratar de assuntos familiares na República Democrática do Congo, falharam as duas  sessões da semana.

A trabalhar condicionado e a efectuar recuperação física, encontra-se o atacante Yano e também o médio defensivo Bruno, sob orientação do preparador físico. Os dois atletas no período da manhã realizam sessões na praia e à tarde com o grupo.Em declarações ao Jornal dos Desportos, Rui Oliveira mostrou-se confiante quanto à recuperação dos jogadores.

\"Os dois atletas estão em fase de recuperação. O Bruno tinha problemas no joelho direito deixou de queixar-se, e o Yano com dores no tornozelo está em condições, mas em função da paragem a que foi obrigado, está a fazer algum trabalho específico devido à sua condição física\", precisou.Destacou que \"os dois continuam a realizar trabalhos específicos. Um período com o grupo e depois regressam para realizar trabalhos específicos (manhã praia e a tarde com o plantel), de forma a recuperarem o mais rápido possível devido o tempo em que estiveram parados\", realçou.Quem já integra o grupo de trabalho é o médio ofensivo Vá, regressado do Sub-20 no Torneio Internacional de Toulon (França), em que foi autor de um dos golos na vitória frente à selecção de Cuba.

DIOGO PEDRO
“Passado faz parte da história”


O técnico -adjunto do Progresso do Sambizanga, Diogo Pedro, minimizou a derrota da primeira volta com o Petro de Luanda,  afirmou que cada jogo é um jogo e tem a sua história, por isso, este, não tem nada a ver com o passado.\"O Petro é sempre um adversário que dispensa apresentação. É uma equipa que está a ser muito bem orientada pelo professor Beto Bianchi, mas temos os nossos objectivos. Acreditamos que em função do que conhecemos do adversário, e com o trabalho que vamos realizar durante os dias que antecedem o jogo, teremos um grupo que vai  lutar para fazer um resultado que nos satisfaça\", revelou.

Acrescentou que vai ser uma partida completamente diferente, em relação à primeira volta, pois, jogam na condição de visitados e têm a obrigação de assumir as despesas do jogo, e tirar proveito do momento emocional do plantel. \"Vamos jogar em casa e com o apoio do nosso público. Os jogadores estão dispostos a dar o seu melhor, para sairmos vitoriosos, embora não seja fácil, mas o nosso objectivo é conquistar uma vitória para sonhar com a pontuação máxima\", afirmou.

Diogo Pedro \"Dione\" sublinhou, que a reintegração do médio Vá é sempre uma mais valia para a equipa técnica, e o grupo de um modo de geral. Destacou o facto do atleta regressar em boa forma desportiva, e pronto para dar o seu contributo. \"Estamos esperançados de que o jogador  traga um valor adicional,  contamos com ele para o jogo de sexta-feira com o Petro de Luanda\", reforçou.

\"Depois da pausa, que o campeonato registou, entramos na semana derradeira do reinício da prova, com o grupo focado naquilo que são os nossos objectivos\".AU  de fazermos jogo a jogo, embora, ainda com o plantel incompleto devido as ausência de alguns jogadores que se encontram nos seus países, que é o caso de Serge (selecção)  e Chibuabua que se encontra a tratar de assuntos pessoais no Congo Democrático\" esclareceu.