Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Santa Rita tenta secar o Petr(leo)

11 de Maio, 2017

Petro pode assumir a liderana caso vena hoje tarde no Estdio 4 de Janeiro

Fotografia: Jos Soares | Edies Novembro



O Petro de Luanda pode dar o salto esta para a liderança do Girabola ZAP, no jogo desta tarde, na deslocação ao reduto do Santa Rita de Cássia. No plano teórico, há todos os motivos para cair no lugar comum, com maior ou menor dificuldades, para os tricolores ganharem, mas como santos de casa às vezes fazem milagres, ninguém pode descartar a hipótese da equipa caseira estragar o dia do campeão dos campeões nacionais.

A liderança provisória é um bom aliciante, para o Petro de Luanda entrar em campo com o único propósito de dar o seu cunho pessoal ao jogo, uma boa maneira de aumentar as hipóteses de encurtar o caminho da vitória.

Se os tricolores pegarem de imediato no jogo, é ponto assente que o Santa Rita de Cássia vê-se forçado a adoptar a atitude de espera, para experimentar o contra-ataque. Antes de se apegarem a este expediente, os católicos ambicionam adiar ao máximo possível, que o Petro chegue primeiro a vantagem, pois, um golo tricolor anula toda a estratégia concebida pela equipa caseira.

O estrondoso 5-1 sobre o Sagrada Esperança, é capaz de também influenciar à maneira como o Santa Rita de Cássia se defende, o poder de eficácia dos atacantes tricolores pode fazer  que os católicos decretem tolerância zero aos erros defensivos, para impedir que o Petro sentencie o jogo, num abrir e fechar de olhos, como fez no domingo.

A diferença de qualidade, entre o Santa Rita de Cássia e o Petro, vai além da pontuação amealhada até ao momento, ainda assim, os tricolores têm a responsabilidade de não dar nenhum tipo de hipóteses aos uigenses, de no mínimo empatar.

Uma exibição séria, é capaz de separar as águas em campo, mal soe o apito inicial, realmente é este o tipo de postura que se espera do Petro. O pendor ofensivo que os tricolores podem imprimir, vai determinar no final se a equipa regressa a Luanda com 3 pontos, em meio ao privilégio de dormir na liderança do campeonato, até que se conheçam os resultados do 1º de Agosto, Kabuscorp e Sagrada Esperança.

O jogo com o Petro de Luanda é dos mais \"fáceis\" do campeonato para o Santa Rita de Cássia, os católicos sabem de antemão, que um possível êxito  até pode ser o empate, que depende muito da maneira como a equipa consegue contrabalançar as suas deficiências.

Por mais que queira, é pouco aconselhável que a equipa caseira vai aceite correr o risco de adoptar uma postura altiva, jogar como se fosse da mesma bitola dos tricolores. O mais sensato é ser eficaz e aproveitar o que o Petro vai permitir, pois é impossível que os tricolores consigam a mesma intensidade durante os 90 minutos.