Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Seleccionador de sub-17 enaltece presena de Angola na prova

Valdia Kambata - 21 de Fevereiro, 2019

Fotografia: Agostinho Narciso | Edies Novembro

O Seleccionador Nacional de sub-17, Pedro Gonçalves, revelou à imprensa que a selecção vai aproveitar o Torneio de Desenvolvimento da Turquia, organizado pela União das Federações Europeias de Futebol (UEFA), em parceria com a Confederação Africana de Futebol (CAF), que vai disputar-se de 1 a 10 de Março, na cidade de Antália, para dar mais rodagem competitiva aos atletas.
\" Este torneio vai servir para dar-nos uma perspectiva do que podemos melhorar em relação aos nossos pontos fortes, com vista o Campeonato Africano das Nações, na Tanzânia. Vamos jogar com o Senegal, três vezes finalista em sub-20 e com a Nigéria, oito vezes Campeões do Mundo de sub-17\", realçou
O treinador reconheceu o potencial dos adversários e considera como equipas certas, para o teste que precisam. \"São as melhores equipas do mundo, na categoria. Estamos, por outro lado, imbuídos de bom espírito e os rapazes têm bom sentido colectivo. Estão cientes do que é representar Angola e todos os Angolanos, por isso, vão com toda a ambição representar a nossa bandeira\", destacou.
A Selecção Nacional Sub-17 joga com a similar de Montenegro, Senegal e a Nigéria (adversário da fase final do CAN da categoria) nos dia 5, 7 e 9 de Março, às 16h00, na cidade de Antália, na Região Sul da Turquia, para a primeira, segunda e terceira jornadas do Grupo 3, respectivamente.
O responsável técnico dos  palanquinhas, garante que a equipa está pronta a fazer um bom torneio, na antevisão do Campeonato Africano. \" Vamos jogar com duas selecções muito fortes e cabeças de cartaz dos grupos. Por último, a Nigéria, curiosamente, nossa adversária na fase de grupos  no campeonato africano\", sublinhou. 
Pedro Gonçalves admitiu, que \" o nosso principal objectivo é fazer um bom torneio, pois, queremos chegar ao CAN de Sub-17 com uma rotação competitiva, que nos permita atingirmos as meias-finais e se possível, nos qualificarmos  para o Campeonato do Mundo\", salientou.

1º de Agosto
domina lista
de convocados


Os trabalhos da Selecção Nacional de Sub-17, são coordenados pelo treinador Pedro Gonçalves e tem como técnicos assistentes, Silvestre “Pelé” e Love Cabungula, que também orientam os exercícios para a manutenção física do grupo, que decorrem sem sobressaltos.
O 1º de Agosto, com dez atletas, é a equipa que fornece o maior número de jogadores, seguido da Academia de Futebol de Angola (AFA) com oito, Interclube (quatro) e Petro de Luanda (três). Depois de concluírem mais um ciclo de preparação, a equipa técnica dispensou os atletas, devem regressar aos trabalhos na próxima semana, para mais uma etapa de trabalhos, no Estádio da Cidadela.
" Hoje (ontem) terminamos mais um ciclo, com vista o torneio da Turquia, uma organização da UEFA/CAF que visa dar competitividade às selecções que participam na prova, principalmente,  nessas idades, para terem vivências desportivas e também nível cultural e social", precisou.
Trabalham sob às ordens de Pedro Gonçalves, os atletas, Toni, Netinho, Pedro, Mimo, Maestro, Dido e Osvaldo (AFA); Geovani, Jeremias, Capita, Zito, Afonso, Pablo, Manilson, Cisco, Dorício e Rafael (1º de Agosto), Gegé, Ginguba e Octávio Morais (Petro de Luanda), Abdul Bari, Domingos Andrade, David Nzanza e Cristóvão Cacotila (Interclube).
Do grupo,  o destaque vai para a integração de Cláudio Van -Dúnem, do Kaizer Chiefs da África do Sul, e de Euclides Júnior (Club Brugge da Bélgica).