Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Soares reconhece presso do Domant

Benigno Narciso , No Lubango - 23 de Agosto, 2018

A necessidade do Domant vencer, para sustentar a possibilidade da sua permanncia, apontada pelo tcnico do Desportivo da Hula

Fotografia: Dombele Bernardo | Edies Novembro

A necessidade que impera no seio do Domant FC de vencer, para sustentar a possibilidade da sua permanência no Girabola, é apontada pelo técnico do Desportivo da Huíla, Mário Soares, como o maior obstáculo a superar para triunfar no desafio desta tarde, a partir das 15h00, no estádio do Ferroviário, no Lubango, válido para a 29ª jornada do Girabola Zap 2018.
“Por tudo que é a dinâmica de jogo e a qualidade que o adversário tem, há um aspecto a considerar. O Domant tem ainda a esperança de permanecer no Girabola. Sabem que um resultado que não seja a vitória, para eles é o certificado da descida de divisão. Este é o argumento forte que temos que contrapor, enfrentar e vencer”, identificou. 
O treinador está apreensivo mas seguro, e admite que a pressão que recai pelo seu oponente, obriga o plantel da formação do Bengo a transcender-se e, consequentemente, surpreender. Na contra ofensiva, preveniu que o seu conjunto é obrigado a ser uma equipa proactiva e reactiva, postura que implicará esforço redobrado, concentração, paciência e equilíbrio entre os sectores. 
“Isso poderá obrigar cada um daqueles atletas a transcenderem-se e consequentemente poderem nos surpreender aqui em nossa casa. Então, temos que estar e ser activos, para não nos surpreenderem”, defendeu o técnico. Com fortes elogios ao adversário, Mário Soares descreveu que o memo possui virtudes a ter em conta, principalmente no meio-campo e na linha ofensiva, onde destacou a influência do avançado Mabululo e do médio criativo Cabibi. À preponderância destes dois, acrescentou a irreverência dos jovens médios Zizi e Vemba como peças a considerar. 
“É uma boa equipa no seu todo. Alegre a jogar, tecnicamente boa, principalmente no meio-campo e na linha ofensiva, com o Mabululo para quem eles jogam, o Cabibi que é espontâneo e desequilibra qualquer defesa. Temos que estar muito atentos. Têm dois garotos no meio-campo, o Zizi e o Vemba, com visões de jogo excelentes”, sublinhou.
Prudente na sua avaliação, disse ter feito bem o levantamento sobre o Domant, contudo, escusou-se a revelar os pontos fracos dos visitantes, para que, como referiu, “não se concentrem nos aspectos menos bons que eles têm durante o jogo”, justificou e disse que são os trunfos a utilizar.
“Há nuances que teremos de encontrar para ultrapassá-los. Os pontos negativos não os vou apresentar aqui, para que eles não se concentrem nesses aspectos menos bom, que têm durante o jogo”, esquivou.
Bruno de Jesus que ressentiu-se de uma lesão do último jogo, Elias e Zé por castigo federativo, para a insatisfação do técnico, ficam de fora desse jogo. O guarda-redes ganês Kiss, trabalhou condicionado durante a preparação e será reavaliado horas antes do inicio do desafio.
“O Bruno de Jesus, ressentiu-se da lesão do último jogo, o Elias e o Zé, não podemos contar por acumulação de amarelos. O Kiss trabalhou condicionado e no último treino vamos ver se poderá ou não jogar. Mas digo sempre que tenho 30 jogadores e os que não estiverem, serão bem substituídos”, disse.