Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Sorteio acontece hoje em Luanda

Paulo Caculo - 30 de Novembro, 2016

Acto está marcado para as 10h00

Fotografia: M,Machangongo

As equipas participantes ao Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão de 2017, vulgo Girabola Zap, ficam hoje a saber o calendário de jogos da próxima temporada futebolística, após sorteio a ser realizado às 10 horas, na sede social da Federação Angolana de Futebol (FAF), na urbanização Nova Vida.

O arranque do campeonato está agendado para 11 de Fevereiro e o término a 15 de Outubro. A época futebolística inicia a 4 de Fevereiro, com a disputa da Supertaça, entre o 1º de Agosto (campeão nacional) e o Recreativo do Libolo (vencedor da taça de Angola e detentor do troféu).

A programação da competição interna tem por objectivo facilitar o calendário de preparação e participação competitivas das equipas nacionais representantes nas Afrotaças, no caso o 1º de Agosto (campeão) e o Recreativo do Libolo (vencedor da Taça), que  estarão engajados na Liga dos Clubes Campeões Africanos e Taça Nelson Mandela (CAF), respectivamente.

A primeira “mão” das preliminares realiza-se entre os dias 10, 11 e 12 de Fevereiro. Os 16 avos de final acontece nos dias 10, 11 e 12 de Março, enquanto que os oitavos de acesso à fase de grupos, deve acontecer a 7, 8 e 9 de Abril. O 1º de Agosto regressa ao convívio dos grandes do continente africano, na qualidade de titular do Campeão angolano (Girabola\'2016) em representação do país, na Liga dos Clubes Campeões, que se disputa em 2017.

A equipa militar, orientada por Jovic Dragan, conseguiu o feito ao vencer a prova da primeira divisão, em que destronou do título o Recreativo do Libolo do Cuanza Sul. A equipa do “rio seco” esteve na competição continental, em 2014, na qualidade de segundo classificado, quando o país ainda beneficiava da participação com mais de uma equipa, pela Confederação Africana de Futebol (CAF), dado os resultados positivos das equipas angolanas nas Afrotaças.

O Recreativo do Libolo, apesar de perder o título, ao conquistar de forma inédita a Taça de Angola com o Progresso do  Sambizanga, por 2-1 (prolongamento), no Estádio 11 de Novembro, manteve a presença regular nas Afrotaças. Na edição passada, Angola esteve representada pelo Recreativo do Libolo, que na disputa de acesso à fase de grupos foi arredado pelo Al Ahly do Egipto, no princípio deste ano.

Na Taça Continental esteve o Sagrada Esperança da Lunda Norte, que substituiu o FC Bravos do Maquis, que cedeu o  lugar ao finalista derrotado da Taça de Angola, por dificuldades financeiras.

Para a Taça de Angola, o sorteio acontece  a 14 de Junho e começa-se com os 16 avos de final, no dia 24 do mesmo mês, enquanto a final como é habitual disputa-se a 11 de Novembro.