Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Sporting do Bi vence I edio

31 de Agosto, 2015

Torneio hemenageia Tio Minguito

Fotografia: Santos Pedro

A formação do Sporting Clube Petróleos do Bié venceu ontem, domingo, na comuna do Cunje, município do Cuito, o torneio de futebol infantil denominada "Taça Cidade do Cuito", ao bater na final a equipa dos Amigos do Cunje, por expressivos 5 - 0, prova que visa homenagear "Tio Minguito", autor do primeiro golo do Girabola. Na terceira posição ficou a formação da Super Águias do Katemo, que venceu a equipa do Futebol Clube 31 de Janeiro, por 5 – 4, através da marcação de penalidades, depois do empate entre a uma bola, no tempo regulamentar.

O torneio foi organizado pela Associação dos Amigos do Reggae (Nara) e teve a duração de seis dias, com a participação de 12 equipas dos municípios do Cuito e Catabola. Sporting do Bié vence I edição responsável de informação e marketing da Associação dos Amigos do Reggae (Nara), Fançony Kingury, sublinhou que a prova visou elevar o nível de massificação desportiva (futebol) na província do Bié, bem como promover o desenvolvimento dos escalões de formação.

Fançony Kingury disse que a prova visou igualmente divulgar a imagem da cidade do Cuito, bem como o Tio Minguito, atleta que marcou o primeiro golo do Girabola (Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão), na partida entre a Académica do Lobito e a equipa do Vitória Atlético Clube do Bié em partida realizada no ano de 1979, na cidade do Cuito, província do Bié.A fonte garantiu que o torneio terá periodicidade anual, tendo solicitado a participação de mais equipas nas próximas provinciais.