Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Sporting e Progresso encerram jornada

Betumeleano Ferro - 17 de Fevereiro, 2020

A vigésima jornada do campeonato encerra hoje a partir das 15H00, no estádio do Tafe, com o Sporting de Cabinda - Progresso Sambizanga, jogo que não se realizou na data prevista por dificuldades de transportação da equipa forasteira.
Curiosamente, os leões estão três lugares acima e possuem mais três pontos que os sambilas. Estes números dizem muito sobre pelo o que se espera na disputa entre os contendores, e fica claro que é um duelo capaz de influenciar na luta pela manutenção no campeonato.
Mais folgados na classificação, a equipa da casa vai tentar tirar bom proveito de todas as condições favoráveis, para ganhar vantagem sobre os visitantes na corrida contra a despromoção.
Uma vitória leonina vai significar muito mais do que 3 pontos e, a longo prazo, pode se transformar numa garantia segura para evitar uma eventual ultrapassagem do adversário desta tarde.
Ainda assim, os leões vão ter de evitar a característica furtiva para se mostrarem para os sambilas. Não é apenas por jogar em casa, que têm de aparecer em campo. O jogo de hoje tem tudo para apressar a equipa do enclave, na ambição de encurtar a manutenção o mais rápido possível. O embalo do triunfo pode aumentar a confiança leonina, para materializar a meta traçada.
O Progresso está a sentir o nó a ficar cada vez mais apertado e o regresso de Hélder Teixeira ainda demora a trazer a bonança esperada. A tempestade está a trazer de volta um passado amargo.
 O momento é de dificuldades, mas é nessas horas em que o talento tem de fazer toda a diferença. Esconder o talento na relva, de modo algum vai impedir que a equipa saía da zona de descida de divisão.
O Sporting de Cabinda está na sua zona de conforto, e ainda com alguma margem de erro, mas se entrar a pensar nos serviços mínimos, empate, é capaz de permitir que o Progresso tome conta do jogo e faça a festa da vitória no final, pois as duas equipas estão no mesmo nível competitivo.