Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Supertaa mantm moldes de disputa

Betumeleano Ferro - 27 de Julho, 2019

As duas equipas acordaram em realizar dos dois jogos para se encontrar o vencedor

Fotografia: Vigas da Purificao | Edies Novembro

O novo entendimento entre o 1º de Agosto e o Desportivo da Huíla foi determinante para a Supertaça, competição que vai abrir a época, manter o formato inicial, a duas mãos. A federação já tinha anunciado, em comunicado oficial, que o troféu seria disputado num só jogo, mas as duas equipas militares preferiram mesmo uma partida de ida e outra de volta, pelo que a 2 de Agosto a cidade do Lubango vai ser anfitriã, enquanto a 5 de Agosto será a vez de Luanda.

A primeira mão da preliminar da Champions entre o Kikosi FC da Tanzânia e o campeão nacional, 9 de Agosto, era o argumento que estava a ser usado para alterar o modelo de disputa da competição, mas a recusa do adversário em abrir um precedente, foi decisivo para que a prova se mantenha conforme está regulamentada, a duas mãos.

Antes do acordo final entre os clubes, quer a federação quer os envolvidos tinham opiniões diferentes sobre o que deveria ser feito, mas faltava a confirmação do que já se suspeitava, a presença do 1º de Agosto na preliminar da Champions. Os militares, que mancharam o ano passado a folha, depois de na edição anterior terem feito um brilharete, esperam não repetir a mesma campanha. Por isso, a eliminação precoce acabou por influenciar, para que entrassem mais cedo em cena, a partir de uma pré-eliminatória.

Um dos cenários que chegou a ser avançado, previa a realização da primeira mão antes do jogo africano, enquanto o jogo decisivo da Supertaça aguardaria para depois do compromisso continental do campeão angolano. Ainda assim, não estava colocada de parte a hipótese de esticar a segunda mão, para depois do início do campeonato nacional, um cenário quase parecido ao de 1999, quando 1º de Agosto e Petro de Luanda só realizaram a Supertaça, depois do fim do campeonato e da taça. 

O Desportivo da Huíla abdicou da participação nas afrotaças, mas mantém o foco na prova que abre a época, curiosamente a única competição oficial do nosso futebol, que nunca disputou. Os militares da Frente Sul vão ter o privilégio de fazer o baptismo perante os seus adeptos, porém, não no estádio do Ferroviário. A recepção ao 1º de Agosto vai ser feita no estádio do Benfica do Lubango. Por coincidência, o D 'agosto também não vai utilizar a casa habitual, 11 de Novembro, pois vai jogar nos Coqueiros.

A FAF, no comunicado oficial Nº. 30/SG/19, já esclareceu os envolvidos na Supertaça, que "os golos marcados fora servirão para o sistema de desempate, ou seja a dobrar". Esse ponto de vista da federação, significa por exemplo, que quem vencer em casa por 2-0 e perder fora por 3-1, vai erguer o troféu.Se os resultados das duas mãos forem idênticos, as duas equipas vão ter de disputar um prolongamento de 30 minutos, "divididos em duas partes de 15 minutos cada sem intervalo, mas com mudança de campo", fez saber a federação.

 Caso o prolongamento não seja determinante, para ajudar a encontrar o campeão da Supertaça, o 1º de Agosto e o Desportivo da Huíla vão ter de se sujeitar ao que diz a alínea b do comunicado da FAF. "Será determinado o vencedor do jogo pela execução de pontapés de marca de grande penalidade, nos termos das Leis de jogo e conforme descrito nos números 1 a 9 do artigo 67 da secção VIII - Capítulo I, do Regulamento de Provas Oficiais "FAF".

O campeão nacional fez o pleno na temporada passada, mas a dobradinha de modo algum tem peso suficiente, para ser declarado de maneira automática vencedor da Supertaça, competição que abre a temporada, entre o vencedor do campeonato e o da Taça de Angola,  ou finalista vencido.Os militares, apesar de fazerem o pleno com as conquistas do campeonato e da taça, a 2 e 5 de Agosto vão ter de medir forças com um estreante, sendo que vencer o troféu não habilita a participar em nenhuma prova continental, mas entra para o palmarés e soma mais uma Taça para as suas galerias.