Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Talentos da formao municiam seniores

Paulo Caculo - 27 de Junho, 2016

Dirigente das guias est satisfeito com projecto para o futebol

Fotografia: Jos Cola

O Benfica de Luanda espera absorver, dentro de quatro anos, mediante o projecto de formação de talentos em curso no Centro de Treinos em Cacuaco, "estrelas" para potenciar a equipa de seniores, no futuro. Quem diz é o vice -presidente para o futebol do clube, Mário Rocha, aquando de uma análise aos benefícios com a infra-estrutura erguida para o desporto-rei. "A formação tem a ver com o tempo,  obriga sempre a projectos de longo e médio prazo. O Benfica no ano passado extinguiu os escalões de juniores e juvenis, estamos a  começar por baixo.

Formamos duas equipas só de captação, que faziam jogos amigáveis, de forma  a percebermos quais os jogadores que podiam subir para as equipas de competição", esclareceu.De acordo ainda com o "braço direito" do presidente Joaquim Sebastião, na direcção das águias, o objectivo do Benfica prende-se em reduzir de forma drástica os gastos com a compra de futebolistas.

"Fomos vice-campeões de infantis e tínhamos também os escalões de iniciados, que  teve  boa participação, apesar de que quando estamos a falar de formação os resultados desportivos estão em segundo plano. Este ano, temos uma equipa para o campeonato de iniciados, que passou a juvenil", sublinhou o principal executivo do clube encarnado.

"No ano que vem, provavelmente, teremos uma equipa de juniores, que reforçada pela equipa de juvenis. Com essas ideias, pensamos,  dentro dos próximos quatro/cinco anos, podemos  ter muitos jogadores na equipa principal saídos dos escalões de formação", assegurou.
O vice-presidente do Benfica de Luanda disse estar, por outro lado, optimista em relação ao futuro da equipa de futebol, sobretudo, pelo facto do clube ter boas lembranças com a formação. Garante que durante muito tempo, a principal equipa de futebol recebeu muitos jogadores, produtos de escalões de formação.

"O Benfica não é novo, neste aspecto da formação. Sempre formámos jogadores, mas hoje temos melhores condições para o fazer. O nosso Centro de Treinos em Cacuaco possui todas as condições, para permitir que os nossos jovens, aprendam o ABC do futebol. Futuramente, funcionaremos com a zona de internato, de forma a permitir que os nossos miúdos estudem e treinem nas instalações", revelou. Mário Rocha esclareceu, que o projecto de formação é coordenado por Zeca Amaral, treinador principal da equipa e instrutor da CAF. Sublinhou que passa pelo técnico do plantel de seniores, todo o plano de treinos submetido aos jovens talentos, por intermédio do quadro técnico da formação.
"O professor Zeca tem conhecimentos para passar aos nossos treinadores da formação. Há muita formação hoje em Angola  e todas em que tomamos conhecimento participam os nossos treinadores. Temos também alguns estrangeiros que trabalham na filosofia de treinos, em coordenação com o professor Zeca Amaral", referiu.

PREPARAÇÃO
Águias trabalham
motivadas


O plantel do Benfica de Luanda aproveita da melhor forma o curto interregno que observa o Girabola Zap, para realizar um mini - estágio, em regime fechado, no Centro de Treinos em Cacuaco, com vista a segunda volta do Girabola Zap, que começa a 9 de Julho.A equipa às ordens de Zeca Amaral aguarda a chegada de mais um ou dois reforços para o ataque, trabalha com alegria e motivação, sobretudo com enorme optimismo na inversão da imagem pouco atractiva espelhada na primeira volta, em que consentiu cinco derrotas nas últimas seis jornadas.

A contribuir para a crença e motivação das águias, está a recente vitória frente ao 1º de Agosto, para os 16 avos de final da Taça de Angola. O triunfo marcou o regresso do Benfica às vitórias e confirmou o "pontapé na crise" de resultados enfrentados pela equipa no Campeonato Nacional.Na abertura da segunda volta, o Benfica defronta o 1º de Agosto, desafio a contar para a 16ª jornada, agendado para às 18h00, do dia 9 de Junho, no Estádio 11 de Novembro.