Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Técnico destaca estado de prontidão

Benigno Narciso - Lubango - 24 de Setembro, 2016

Ivo Traça, destemido e firme na convicção de vencer

Fotografia: M. Machangongo

O plantel do Desportivo da Huíla está ciente que a 12ª posição, com 26 pontos, duas acima dos últimos três lugares de despromoção, redobra a obrigação de vencer todos os jogos, a começar pelo duelo desta tarde.

Na antevisão do desafio de mais logo, Ivo Traça, destemido e firme na convicção de vencer, minimizou a intenção do líder, e destaca o estado de prontidão da sua equipa.

“Não vamos olhar para o interesse do adversário. Estamos preocupados connosco. De um lado, estará o 1º de Agosto quequer ganhar para manter a luta pelo título, e para nós interessa vencerem porque precisamos de pontos, para a nossa permanência. Deve prevalecer o nosso interesse, e vamos jogar para os três pontos”, definiu.

Conhecedor das virtudes, qualidades e talvez defeitos do adversário,elogiou o poder ofensivo do 1º de Agosto, com destaque paraa eficácia do avançado Gelson, e a criatividade produtiva do médio Ary Papel.

Revelou que o adversário produz melhor futebol, dispõe demelhores unidades, e é favorito nos prognósticos. Esses dados levam otécnico a cair na realidade, e prever dificuldades para a suaequipa no desafio.

“O 1º de Agosto é a equipa que está a comandar o campeonato, joga muito bem. É poderoso na vertente ofensiva, com um poder considerável,tem excelentes jogadores com o nível acima da média, e defendem bem. Vai ser um jogo difícil, e estamos cientes das dificuldades”, previu Ivo Traça.

A estratégia para contrapôr e superar o adversário, cinge-se na correcção e melhoria da movimentação ofensiva, sem descurar o aspecto defensivo, que se traduz na insistência de ensaios de jogadas a partir do meio -campo, onde os médios confrontados procuram soluções, de modos a servir de forma privilegiada os avançados.

“Trabalhamos essencialmente e com mais atenção para o  meio -campo para frente”, resumiu.

O veterano defesa direito Elísio constitui o destaque da lista dos ausentes, ao passo que o influente médio defensivo Dani Traça e o defesa esquerdo Kumaca trabalharam algo condicionados nas últimas sessões de treino, incluindo a derradeira efectuada ontem de manhã, norelvado do Estádio de Nossa Senhora do Monte, podem figurar entre os eleitos de Ivo Traça e actuar.