Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

"Temos seis grandes finais"

Armando Sapalo, Dundo - 07 de Setembro, 2015

Sagrada Esperana da Lunda Norte entra na semana decisiva da preparao para as ltimas seis jornadas do Girabola 2015 em que ocupa o antepenltimo lugar

Fotografia: Benjamim Cndido

O treinador do Sagrada Esperança da Lunda Norte, Zoran Maki, admitiu sábado último, no Dundo, que  os seis jogos que restam por disputar no Girabola 2015, competição em que a equipa às suas ordens ocupa o 14º lugar (antepenúltimo) da tabela de classificação, devem ser  vistos como “grandes finais”, para garantir a manutenção na Primeira Divisão. “Os próximos jogos vão ser encarados como grandes finais. Não temos outra alternativa. Temos que tentar vencer os quatro  jogos em casa e procurar pontuar fora”, sublinhou. 

Zoran Maki, cuja equipa efectuou no mesmo dia um jogo-treino diante do Misto do Dundo, disse que a semana de trabalho em que se registou uma pausa no Girabola, em virtude dos compromissos da Selecção Nacional de honras,  foi bastante positiva, pois procurou recuperar os jogadores lesionados e montar uma estrutura técnica e táctica mais forte. O treinador dos diamantíferos enalteceu a postura dos seus pupilos, ressaltando que os jogadores estão a responder favoravelmente ao planificado pela equipa técnica, tendo assegurado que há muita determinação e evolução.

O treinador assegurou que consegue vislumbrar com facilidade que a equipa pode nos próximos jogos do Girabola fazer bons resultados para “ desatar o nó ” e sair da zona dos aflitos.  Zoran Maki que acredita na permanência dos diamantíferos no Girabola, disse que está a incrementar as acções a utilizar e desenvolver automatismos para que o grupo possa superar os próximos seis adversários, designadamente Desportivo da Huíla (25ª jornada/casa), Domant FC do Bula Atumba (26ª/fora), Progresso Sambizanga (27ª/casa), FC Bravos do Maquis (28ª/fora), Sporting de Cabinda (29ª/fora) e Petro de Luanda (30ª/casa).  

“Foi uma semana positiva em que procuramos recuperar os jogadores lesionados e introduzir acções que vamos utilizar nos próximos jogos do Girabola no sentido de asseguramos a nossa manutenção, por via de automatismos que nos permitem superar os nossos adversários, porque todos jogos vamos encará-los como grandes finais”, disse.  O empenho de cada atleta daqui em diante, realçou o técnico dos diamantíferos, vai ser a tónica dominante para que as coisas saiam com perfeição para o Sagrada Esperança, tendo em conta a fase difícil que a equipa atravessa.

MANUTENÇÃO
Técnico lunda reforça confiança


A equipa do Sagrada Esperança, contra todos os prognósticos, é o antepenúltimo (14º) na tabela de classificação do Girabola 2015, mas o técnico Zoran Maki sublinha que tem pela frente quatro jogos em casa e dois fora, por isso tudo vai ser feito para conquistar o maior número de pontos.

“Estamos numa posição que ninguém esperava (14º), mas temos pela frente quatro jogos em casa e dois fora, em que tudo faremos para vencer no nosso terreno e conquistar também pontos fora e com isso tenho certeza que o Sagrada Esperança vai continuar no Girabola", disse
Dia após dia, segundo o treinador, a equipa técnica tem procurado encontrar mecanismos tendentes a incutir uma mentalidade de confiança e competitiva aos jogadores. Aliás, o Sagrada Esperança conta com um plantel muito experiente, por isso, capaz de ultrapassar essa má fase. 

“ A cada dia temos procurado incutir nos jogadores uma mentalidade de confiança e mais competitiva possível, aliás, temos um plantel muito experiente e isso poderá ser um dos factores determinantes para continuarmos no Girabola” , referiu.  Zoran Maki adiantou que é hora de ajustar tudo nas hostes diamantífera para a equipa conseguir engrenar. Por isso, disse, com um trabalho dedicado aos fundamentos prepara um equipa forte e comprometida com a dimensão do clube. O treinador coloca o Sagrada Esperança entre as principais agremiações futebolísticas do país, afirmando que pelas condições de trabalho oferecidas, a formação da Lunda Norte tem tudo para elevar a motivação do grupo e continuar na Primeira Divisão.