Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Tramagal junta juventude e veteranos

06 de Fevereiro, 2017

O conjunto definiu como meta a permanência na prova,

Fotografia: Jornal dos Desportos

Uma mescla de jovens e veteranos, muitos nunca disputaram o Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão (Girabola Zap), compõe o plantel do JGM Académica Sport Clube do Huambo, que este ano vai estrear-se na alta roda do desporto-rei com um orçamento estimado em 300 milhões de kwanzas.

Apesar de ser um ilustre desconhecido, cedo o JGM vai “brilhar”pelo menos na média, visto que a estreia vai ser diante do campeão nacional (1º de Agosto) e no maior Estádio do país, 11 de Novembro, com  a partida marcada para  o dia 15 do corrente, e com transmissão na ZAP.

Apesar das dificuldades com patrocinadores e Estádio próprio, o conjunto definiu como meta a permanência na prova,  por isso, optou por manter a base do plantel que disputou em 2016 o torneio de apuramento. No entanto, reforçou algumas posições, aumentou  a competitividade e a consistência do grupo.

Ainda a pensar na continuidade, na fina flor do futebol nacional em 2018, a direcção dos “estudantes” do planalto central contratou o experiente treinador Agostinho Tramagal, e o preparador físico, José Luís Borges, ilustres conhecedores do Girabola Zap.

Entre os 27 futebolistas que vão representar o clube, nesta nesta época, os destaques recaem para o avançado Dilma, o médio Guigui, os defesas Cristiano, Pick, Zé, Rafa e Luís, os únicos que competiram na montra do futebol nacional.

Com a ascensão do JGM, a província do Huambo volta a estar representada na prova por duas equipas (a outra, é o Clube Recreativo da Caála), facto que não acontecia desde 1997, quando o Benfica (Mambrôa) foi despromovido, deixou o Petro que 11 anos depois também teve o mesmo destino.

As principais contratações do JGM, são: Cristiano e Dilma (ex -Interclube), Sozito e Benvindo (ex -Petro de Luanda), Zé (ex -Porcelana), Cely (ex -1º de Agosto), Joca (ex -Benfica do Huambo), Pick (ex -FC Bravos do Maquis) e Mona (ex -Jackson Garcia).Deixaram o plantel, Lókwa (guarda-redes), Lobato (lateral esquerdo), Paixão, Yayá, Carlos, Kilombo (médios), Kito, Adebayor, Mohamed, Chiklay (avançados).

A equipa técnica integra  para além de José Alberto Agostinho “Tramagal” (treinador principal) e José Luís Borges (preparador físico), Carlos Fayal “Chiby” (treinador adjunto) e Basílio Mbambaleka (treinador de guarda-redes).