Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Trs jogos expectantes

Antnio Felix - 02 de Abril, 2016

Sagrada Esperana e Petro jogam no Dundo para a conquista de pontos em disputa

Fotografia: Nuno Flash

Três jogos envolvem equipas do mesmo "campeonato", como soe dizer em linguagem desportiva em relação ao mesmo nível competitivo, estão marcados para a tarde de hoje em três cidades do país,  equipas ávidas de somar três pontos e  verem melhoradas as classificações, à saída da sexta jornada do Girabola Zap: no Estádio do Buraco jogam Académica do Lobito - Progresso do Sambizanga,  Progresso da Lunda Sul - 4 de Abril (Estádio das Mangueiras, em Saurimo) e Sagrada Esperança da Lunda Norte - Petro de Luanda (Estádio do Dundo).

 O jogo que opõe petrolíferos aos diamantíferos  é o que certamente constitui o destaque desta abertura da jornada, por serem  equipas com mais rotina na prova, com jogadores mais conhecidos e individualmente mais bem qualificados.

O Petro está na quarta posição, tem um jogo a menos, realizou  quatro - resta ainda um com o campeão Libolo em Luanda - de modo que está hoje no Dundo para conquistar uma vitória que o habilite a não afastar-se do encalço  do Kabuscorp  do Palanca e do Desportivo da Huíla que são segundo e terceiro com  um ponto a mais (10), consoante a classificação.

O Sagrada  está afastado das Afrotaças, centra agora  as atenções no campeonato e a jogar hoje em casa, o objectivo é ganhar para travar os intentos do adversário. Deve ser de facto um jogo interessante. O Petro já saiu duas vezes de Luanda e obteve uma vitória e uma derrota, marcou  dois golos e sofreu três. O Sagrada em casa já perdeu um desafio.

Ali "perto", na Lunda Sul, o Progresso tem a visita do 4 de Abril às 15h00 no Estádio Municipal das Mangueiras,  um jogo com possibilidades de ganhar quer  uma como  a outra equipa. Os oponentes são, o 13ºposicionado,  Progresso da Lunda Sul (três pontos) que joga em casa, e o 14º, o 4 de Abril do Cuando Cubango ( seis pontos).

A equipa do Cuando Cubango joga fora de portas, está proibida de perder para não haver troca de lugares, então, para a outra diante do seu público a aposta maior é triunfar e cantar vitória, o que  desde já aumenta o interesse entre os adeptos, sócios, dirigentes, treinadores e jogadores.

No Lobito, no Estádio do Buraco,  os "estudantes" que conformam a Académica, ao longo da semana foram mandando "recados" aos "sambilas" de que era proibido sair de lá com três pontos na bagagem.

Só se matará a curiosidade depois das 15h00, quando começar a partida até ao seu fim. Portanto, são três jogos com expectativas a rodos.


DUNDO
Petrolíferos  querem “garimpar” três pontos


O Petro de Luanda defronta hoje à tarde às 15h30 no Estádio do Dundo, na Lunda Norte, o Sagrada Esperança  em desafio a contar para a sexta jornada do Girabola Zap.

Com todos os jogadores disponíveis, a equipa petrolífera está a atravessar bons índices de motivação, sobretudo, depois das duas últimas vitórias.

 O técnico Beto Bianchi pode concretizar o objectivo de "roubar" pontos ao conjunto sob as ordens de Zoran Maki, no seu próprio reduto.

A grande recuperação protagonizada na tabela de classificação, em que ocupa agora a terceira posição com nove pontos, devolveu aos petrolíferos força anímica para manter-se na corrida ao título do campeonato.

Para tal, o técnico hispano -brasileiro espera contar hoje com o "esqueleto base" na melhor forma, com vista o assalto aos três pontos em discussão nesta jornada.

EQUIPA PROVÁVEL

O "onze" do Petro previsto para o jogo com o Sagrada Esperança não deve diferir muito do utilizado na jornada anterior, ou seja, Gerson volta a  baliza, deve o centro da defesa ser composto pela dupla Mira e Etah.

Manguxi e Miguel podem ser os laterais, ao passo que Chara e Wilson os médios mais defensivos. Job, Balacai e Herenilson assumem a função de municiadores do ataque, que devem ser entregues a Fabrício ou Jirresse.

Depois da vitória alcançada na jornada passada, os petrolíferos esperam dar sequência positiva ao percurso que protagonizam no campeonato. Repetir os resultados e a exibição convincente muito bem conseguida no jogo anterior representa o principal objectivo dos tricolores nesta deslocação ao Dundo.
PAULO CACULO