Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Tricolores mantm foco na liderana

Paulo Caculo - 01 de Setembro, 2017

A habitual presso ao homem com bola e os apelos conservao da posse e a circulao do esfrico de p para p, a toda a extenso do relvado, com rpidas transies defesa/ataque

Fotografia: kindala Manuel | Edies Novembro

A inesperada derrota de quarta-feira última, diante do Interclube, em desafio de acerto da 18ª jornada do Girabola Zap, quebrou o ciclo de nove jogos sem perca de pontos do Petro de Luanda. A última vez que o conjunto às ordens de Beto Bianchi saiu derrotado do presente campeonato foi na 12ª ronda, no Dundo, ante o Sagrada Esperança da Lunda Norte. 

O desaire diante do Interclube foi o quarto consentido pelos tricolores no Girabola Zap 2017, depois das derrotas frente ao Recreativo do Libolo, na segunda jornada, Kabuscorp (6ª) e Sagrada Esperança (12ª). Com o percalço, a equipa do Eixo Viário atrasa-se na perseguição ao líder 1º de Agosto, mas mantém acesa as aspirações à conquista do título do campeonato.

A alimentar a crença e o optimismo do Petro no alcance da liderança está o facto de a equipa de Beto Bianchi ter menos um jogo em relação ao rival 1º de Agosto, diante do Atlético Sport Aviação (ASA), referente à 20ª jornada. O desafio foi adiado em virtude dos compromissos da Selecção Nacional nas eliminatórias ao CHAN do Quénia.

Isso é motivado para que os tricolores mantenham o foco na primeira posição, porque há ainda oito jornadas pela frente, e também porque as duas equipas (Petro e 1º de Agosto) terão que cruzar nesta fase da competição. Com isso, os tricolores realizam hoje, às 9h00, no Catetão, a penúltima sessão de treinos da semana, visando o desafio frente ao Recreativo da Caála, agendado para amanhã, às 16h00, no estádio 11 de Novembro, válido para a 23ª jornada.

À semelhança das incidências da preparação de ontem, o técnico Beto Bianchi deve voltar a prestar atenção especial aos ensaios de correcção do posicionamento defensivo, com objectivo de evitar os erros cometidos no embate diante do Interclube. Durante a sessão de treino tem sido notório a preocupação do treinador com o modelo de futebol da equipa, mas sobretudo com a estratégia defensiva montada.

Beto Bianchi voltou a estar bastante interventivo, aliás como sempre, tendo se colocado várias vezes no centro do relvado, sobretudo nos mini-jogos ensaiados, umas vezes gesticulando em jeito de protesto, outra vezes interrompendo jogadas, para exemplificar como deve ser feito.

A habitual pressão ao homem com bola e os apelos à conservação da posse e a circulação do esférico de pé para pé, a toda a extensão do relvado, com rápidas transições defesa/ataque esteve, também, no centro da preparação de ontem.                                
PA

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA
Bianchi antevê jogo de amanhã

O treinador do Petro de Luanda, Beto Bianchi, concede hoje, às 10h30, no Catetão, a habitual conferência de imprensa de antevisão ao jogo. Neste encontro com os jornalistas, o treinador tricolor vai fala das dificuldades ou facilidades que pode a equipa enfrentar diante do Recreativo da Caála e das probabilidades de regressar às vitórias, depois do desaire de quarta-feira, no 22 de Junho, ante o Interclube, de acerto da 18ª ronda do Girabola Zap. 

Tal como acontece na véspera de cada desafio da equipa no Girabola Zap, o técnico hispano-brasileiro vai aproveitar o encontro com os profissionais dos órgãos de comunicação social para dar a conhecer o estado actual da equipa.

O técnico dos tricolores vai aproveitar, ainda, para tornar pública a lista de convocados para o jogo com o Caála, cuja vitória deve representar o único objectivo da equipa, depois da derrota de quarta-feira. Da lista de convocados não devem falhar, naturalmente, a estrutura óssea da equipa, em que se destacam o guarda-redes Gerson, os defesas Wilson, Ari, Mira e Elio Wilson, os médios Herenilson, Diney Job e Manguxi, e os avançados Tony e Tiago Azulão.

Beto Bianchi deve, também, esclarecer a condição física de Dennis, reforço da equipa que chegou na segunda volta do campeonato. O jogador espelhou problemas físicos, que o afastou da última convocatória. Consta que não está afastada a possibilidade do nigeriano retomar aos eleitos para o jogo de amanhã.   
PC