Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Tshibuabua refora sambilas

Avelino Umba - 17 de Fevereiro, 2017

Goleador representou o Progresso da Lunda Sul na ltima temporada e vai usar a camisola 21 na equipa do Sambizanga

Fotografia: Kindala Manuel

O ataque da equipa do Progresso Sambizanga no Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão, Girabola Zap, vai ser reforçado a partir da terceira ou quarta jornada com o belga-congolês democrático Bavon Tshibuabua,  avançado que na última época representou o Progresso da Lunda Sul, tendo ajudado os lundas a obter a quarta posição na competição. 

O Jornal dos Desportos soube de uma fonte do clube sambila, que o antigo jogador do Progresso da Lunda Sul já está inscrito para esta época, depois de ter rubricado acordo de trabalho válido por uma temporada, mais uma de opção, caso os objectivos pelos quais foi contratado sejam cumpridos.

"O avançado Tshibuabua é oficialmente nosso jogador. O jogador chegou a acordo com o nosso clube (Progresso Sambizanga) para representar a equipa principal de futebol na presente época e mais um de opção, caso cumpra com os objectivos pelos quais foi contratado", disse a fonte.

O belga-congolês democrático, de 26 anos de idade, segundo a mesma fonte, tem chegada prevista para hoje a Luanda, proveniente da Bélgica, país onde nasceu, e vai utilizar a camisola úmero 21. 

Tshibuabua chega ao Progresso Sambizanga por recomendação da equipa técnica liderada por Kito Ribeiro, pois foi um dos jogadores preponderantes dos lundas na última temporada, sob orientação do actual treinador sambila.

A contratação de Tshibuabua eleva para quatro o número de jogadores estrangeiros no plantel do Progresso Sambizanga, depois de a direcção do clube ter assegurado os passes de Nyame Patrick e Jonathan (camaroneses) e Serge (togolês).

Com isso, o ataque sambila fica reforçado igualmente com quatro avançados, pois Tshibuabua junta-se a Yano, Tshabalala (ex-Académica do Lobito) e Patrick Anfumu (ex-1º de Agosto). 

Tshibuabua começou sua carreira nas camadas jovens do Standard de Liège, tendo assinado o primeiro contrato profissional com o KFC Germinal Beerschot, em Julho de 2009, e fez a sua estreia pelo clube a 22 de Agosto do mesmo ano, como substituto na derrota por 3 a 1 frente ao KV Mechelen.

Em 26 de Junho de 2012, Tshibuabua assinou por três anos pelo Újpest e, Janeiro de 2015, ainda a faltar um ano para o fim do contrato, assinou pelo Progresso da Lunda Sul.

O Progresso Sambizanga tem como meta o terceiro lugar no Girabola Zap 2017. Na primeira jornada da competição, a equipa perdeu (2-1) diante do Petro de Luanda, tendo realizado uma exibição bastante elogiada pela critica desportiva nacional.