Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Vamos procurar fazer melhor

Avelino Umba - 26 de Agosto, 2017

Sambilas determinados em conquistar primeira vitria na segunda volta do campeonato

Fotografia: Jos Cola

A equipa do Progresso do Sambizanga defronta hoje à tarde nos Coqueiros o Kabuscorp do Palanca, jogo referente à 22ª jornada do Girabola Zap 2017, com o pensamento virado na conquista de três pontos, não obstante saber que tem pela frente um candidato ao título, segundo o técnico -adjunto Diogo Pedro \"Dione\", quando fazia ontem a antevisão do dérbi luandense  ao Jornal dos Desportos.

De acordo com o adjunto de Kito Ribeiro, os sambilas esperam um jogo difícil,  mas consideram que é fundamental a equipa estar concentrada e ser eficaz, para enfrentar um candidato ao título e sair vitoriosa. \"Sabemos de antemão que é extremamente difícil jogar com esta equipa (Kabuscorp) que é candidata ao título. Uma equipa bem organizada e competente do nosso campeonato. Isso, por si só, faz crer que vai dificultar os nossos intentos, mas nós também temos os nossos objectivos, razão pela qual vamos fazer o nosso melhor para  contrapor os propósitos os do adversário\", afirmou.

Com resultados nada satisfatórios, na segunda volta do campeonato (derrotas e empates), os sambilas sabem que uma derrota esta tarde pode atrapalhar os objectivos preconizados pela direcção do clube.

\"Sabemos e temos consciência, que desde o início da segunda volta, ainda não vencemos nenhum jogo. Deste modo, os dias que antecederam ao desafio de amanhã (hoje) foram de trabalho, para regressarmos às vitorias\", sustentou.
Na primeira volta, os sambilas perderam com os palanquinos por 2-3, resultado que esperam inverter a julgar pela estratégia a ser montada pela equipa técnica, tal com perspectivou Diogo Pedro.

\"Na primeira volta perdemos com este adversário. É um resultado que faz parte do passado. Agora, estamos a viver o presente.

Aprendemos com os erros,  agora, é corrigir o que esteve mal não só com o Kabuscorp, mas também com os outros até aqui realizados. Estamos a trabalhar para não cometer os mesmos erros. Deste modo, notamos melhorias em vários aspectos da equipa, sobretudo no capitulo psicológico, que é um dos componentes essenciais para os jogos. A rapaziada está preparada para cometer poucos erros, e dar o melhor de si, com objectivo de conquistar os três pontos\", frisou.

Questionado sobre o sector que mais preocupa à equipa técnica, dada a baixa de produção do grupo no campeonato, Diogo Pedro assegurou que num trabalho de equipa, a falha de um, é fatal para todos.

\"Uma equipa quando perde é falha directa, ou indirecta de todos. Não podemos apontar o sector do ataque ou defensivo. Se falhar um, falham todos\", concluiu.


Kabuscorp
Debel alarga opções de Romeu Filemon


O central Debel é novidade na convocatória de Romeu Filemon para no jogo de hoje às 17h30 no Estádio dos Coqueiros, diante da formação do Progresso Associação do Sambizanga, a contar para a 22ª jornada do Girabola Zap 2017.

 O atleta lesionou-se no jogo da 21ª jornada do campeonato diante do Petro de Luanda, que terminou empatado a um golo, esteve sob cuidados médicos durante uma semana. Durante o período de interregno na prova, Debele trabalhou sem limitações e pode ser importante na estratégia que Romeu  Filemon preparou para os sambilas.

Depois de três semanas de interregno, devido à participação da Selecção Nacional na última eliminatória de aceso à fase final do CHAN do próximo ano, no Quénia, Filemon  começou na passada  semana a  preparar a recepção ao Progresso do Sambizanga, com trabalho de recuperação física, e alguns dias depois realizou dois jogos amistosos, o primeiro, com o Futebol Clube Bravos do Maquis. e o segundo, com um misto do Palanca.
 
O conjunto do Palanca apresenta-se com o moral alto, para defrontar esta tarde os sambilas, a julgar pelo empate diante do Petro de Luanda na 21ª jornada, e a vitória sobre o Sporting de Cabinda que valeu o apuramento para os oitavos de final da Taça de Angola. O técnico -adjunto Joaquim Manuel prevê um jogo difícil, a julgar pelo interesse que o Progresso do Sambizanga tem pela vitória, de formas a melhorar o oitavo lugar da  tabela de classificação. Apesar disso, o coadjutor de Romeu Filemon assegura conhecer bem os sambilas, por isso, o trabalho realizado ao longo da semana dá garantias para alcançar um bom resultado hoje à tarde nos Coqueiros.

\"Conhecemos bem o Progresso do Sambizanga. Ao longo da semana procuramos fazer bem o trabalho de casa, de formas a não sermos surpreendidos na condição de visitado. Reconheço termos ganho o jogo da primeira volta sem contestação, mas não implica estarmos diante de um adversário fraco, aliás, tem uma boa equipa técnica e este dado é suficiente  para concluirmos que o adversário tudo vai fazer para conquistar os três pontos\", disse.                                                                                                                                    M. N.


Goleador
Fofó volta com o“pé”
afinado


 O extremo Fofó, melhor marcador da equipa do Progresso do Sambizanga e um dos concorrentes à bota de ouro no presente campeonato com oito golos, está de regresso para ajudar a equipa a conquistar vitórias.

O internacional angolano falhou o último jogo dos sambilas com o Interclube,  na altura estava adoentado.

Contactado pelo Jornal dos Desportos, Fofó disse que regressa saudável e com o \"pé afinado\", com o objectivo de ajudar a equipa a conquistar a vitória. \"Todos sabemos da força do adversário de amanhã (hoje), mas nós vamos entrar mais concentrados,  fazer o nosso trabalho para que possamos desempenhar o nosso melhor futebol, com objectivo de conquistar os três pontos, não obstante o Kabuscorp ser um candidato ao título\", destacou.

O avançado Tshabalala falha  o jogo desta tarde, tal como o lateral esquerdo René.

 Ao contrário do defesa que se encontra com uma lesão no tornozelo direito, o jovem de 18 anos de idade, está ao serviço da selecção nacional de Sub-20, que esta manhã a partir das 10h00 defronta a equipa da Academia de Futebol de Angola (AFA) no Estádio da Glória, ao Morro Bento, em saudação a mais um aniversario do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, a assinalar-se no dia 28 do corrente.