Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Vice liderana em jogo hoje

Betumeleano Ferro - 15 de Maio, 2016

Petro ou Interclube podem de modo prvio chegar segunda posio da tabela em caso de vitria sobre ASA e Benfica de Luanda

Fotografia: M. Machangongo

O Recreativo do Libolo pode perder, embora de maneira provisória, a vice liderança do campeonato para o Petro de Luanda ou o Interclube, equipas que aparentam ser favoritas nos jogos que disputam hoje com o ASA e o Benfica de Luanda.

Os resultados dos dérbis de Luanda podem ser determinantes para tricolores e polícias estarem, à condição, na segunda posição do Girabola. As duas equipas estão obrigadas a vencer, tarefa nada fácil porque enfrentam adversários da mesma bitola.

A partida entre o Interclube e o Benfica começa às 15h30, no Estádio 22 de Junho. As duas equipas estão separadas por um ponto, 19 para os polícias e 18 para as águias. A diferença pontual ajuda a perceber que há equivalência entre contendores.

A vitória pode sorrir a qualquer dos lados, mas é melhor esperar para ver qual das duas equipas tem mais pressa. O jogo está longe de ser decisivo, mas polícias e águias sabem de antemão que quem vencer atrasa o passo do adversário.

Quem olhar para o "gol average" do Interclube, nota que os polícias têm uma eficácia fora do comum, marcaram sete golos, mas amealharam 19 pontos! A impressionante proeza vai forçar o Benfica a ser irrepreensível nas acções defensivas para evitar uma derrota, as estatísticas não mentem, a formação da Polícia não precisa de muitos golos para alcançar seus objectivos.

O Benfica de Luanda está com intermitências no campeonato, esta tarde as águias têm o que precisam para mostrar as garras aguçadas, pois enfrentam uma equipa que joga de maneira aberta. Os encarnados simbolizados na águia  vão ter espaço para voar em campo, se a qualidade ofensiva sobressair, há muitas possibilidades de a equipa sair do 22 de Junho com um bom resultado, a vitória.

As águas estão agitadas no ASA com a saída do técnico Robertinho, até porque aconteceu na véspera da recepção ao Petro de Luanda. Os dérbis entre aviadores e tricolores  foram sempre imprevisíveis, mas é ponto assente que quem for aos Coqueiros, o jogo inicia às 18h00, é capaz de ver os efeitos da inesperada mudança de treinadores no desempenho competitivo do ASA.
O Petro de Luanda demora a pegar de estaca no Girabola Zap, ainda assim, os tricolores vão aos Coqueiros com mais doses de favoritismo, os seus adeptos esperam que a equipa seja competente para aproveitar o mau momento do adversário, a fim de somar os pontos necessários para continuar na peugada do líder 1º de Agosto, que já leva um avanço considerável.

O Desportivo da Huíla começou a correr rápido, perdeu algum fulgor, mas ainda não tropeçou, os pontos amealhados dão algum conforto. Esta tarde, às 15h30 no Estádio do Ferrovia, a equipa de Ivo Traça recebe a visita do lanterna vermelha, a  Académica do Lobito, talvez o melhor que podia calhar aos militares da Região Sul para somarem três pontos.

A dezena de pontos que separa os contendores, 18 - 8, parece reduzir as chances da Académica de jogar de peito aberto. O fiel da balança pende para quem joga em casa, mas é ponto assente que o Desportivo tem de evitar entrar com o pé frio, os estudantes até agora têm sido mandriões, mas se lhes derem um exercício brando, podem aproveitar e sem “cábula” tirar positiva.

O 1º de Maio e o 4 de Abril estiveram na mesma série de apuramento ao Girabola 2016, pelo que esta tarde às 15h30 no Municipal têm contas a acertar. Até ao momento, estão com desempenhos semelhantes, mas agora têm de separar as águas, o resultado desta tarde pode ser determinante para as contas da manutenção como é de prever que as duas equipas façam pela vida para ganhar vantagem sobre o adversário directo no campeonato da manutenção.

Os dois conjuntos têm os objectivos bem definidos que passa pela manutenção na prova e nos jogos entre formações do mesmo campeonato, a perca de pontos pode ser fatal.