Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Yano regressa ao \"onze\"

Avelino Umba - 27 de Junho, 2017

Yano, goleador dos sambilas

Fotografia: Jornal dos Desportos | Edies Novembro

O avançado Yano esteve a recuperar a sua condição física, nas duas últimas semanas,  que  impossibilitou fazer parte do jogo com o Petro de Luanda, com quem a equipa perdeu, por 2-0, no estádio dos Coqueiros. O jovem atleta está recuperado e pode integrar a lista dos 18 convocados, para o duelo de amanhã à tarde em Benguela, diante do Estrela 1º de Maio.

Durante a semana, o capitão e internacional dos Palancas Negras trabalhou com o grupo sem limitações.O goleador dos sambilas, de acordo com o que o Jornal dos Desportos acompanhou ao longo dos dias de treinos, está em condições para fazer parte do duelo com os proletários, à semelhança dos seus colegas, que se mostram preparados para fazerem um bom jogo e alcançarem um resultado satisfatório.

Após a chegada da equipa à cidade de Benguela, os sambilas realizam o treino de reconhecimento ao Estádio Municipal de Benguela (Edelfride da Costa "Miau"), palco do jogo que conta para a  17ª  jornada do Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão, Girabola Zap.Depois do último treino realizado ontem de tarde, no campo de piso sintético, no Complexo Desportivo e Escolar no Sambizanga, apesar da derrota na jornada anterior, os jogadores demonstraram estar motivados e com espírito ganhador.

GIRABOLA ZAP
Sambilas viajam motivados


Com o lateral direito Lunguinha e os médios Fofó (melhor marcador da equipa) e Vá ao serviço da selecção nacional de honras, na Taça Cosafa que se disputa na África do Sul desde sábado, a equipa do Progresso do Sambizanga viaja esta manhã para a cidade de Benguela, para amanhã às 15h00 no Estádio Edelfride Costa defrontar o Estrela 1º de Maio, jogo a contar para a 17ª  jornada do Girabola Zap 2017.

Com a ausência de três jogadores titulares, a equipa sambila devia jogar  após o compromisso dos Palancas Negras, de acordo com o regulamento da FAF, mas a exemplo do 1º de Agosto (tem mais de dois atletas convocados) que defrontou no domingo o Recreativo da Caála, o Progresso de Sambizanga aceitou o desafio de jogar nesta condição, tal como afirmou uma fonte ligada à equipa técnica, liderada por Kito Ribeiro.

"Isso, não é de hoje, sempre que a selecção tivesse compromisso, a direcção da Federação Angolana de Futebol convoca os treinadores e dirigentes de clubes para acerto de calendário da prova" começou a explicar a fonte.A fonte que estamos a citar, confidenciou que "não é da competência dos treinadores dizer se joga ou não nesta condição, pois o que se trata é que muitas vezes a direcção do clube impor a condição, de que o fulano e sicrano fazem muita falta à equipa e jogar sem eles seria um risco", disse.

Com um plantel composto por 28 jogadores, Kito Ribeiro tem alternativas para preencher os lugares deixados pelos três influentes, embora, saibam das dificuldades com que podem passar no reduto do adversário que se encontra moralizado, resultante da vitoria (1-0) sobre o Recreativo da Caála, na jornada anterior.

Deste modo, os sambilas viajam confiantes com as armas à disposição, não obstante, a derrota diante do Petro de Luanda (2-0) na jornada anterior.Durante os dias que antecederam a viagem a Benguela, a equipa de Kito Ribeiro trabalhou ao máximo, com realce para a recuperação de alguns jogadores que se encontravam com mazelas.

O pensamento do grupo está virado só para a conquista de três pontos, em casa do adversário. Aliás, é desta forma que os sambilas se apresentam  amanhã, no Edelfride Costa.Os pupilos de Kito Ribeiro reconhecem, porém, que o desafio de amanhã é de grandes dificuldades.Contudo, sabem que têm de lutar para os três pontos, para continuarem a sonhar com os lugares cimeiros do campeonato.
Avelino Umba