Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

1 º de Agosto proibido de perder

15 de Janeiro, 2017

Rubros negros têm hoje um teste difícil e que pode definir a sua continuidade na competição

Fotografia: António Soares

1º de Agosto-Progresso da Lunda Sul é o jogo de destaque da quarta jornada do Campeonato Nacional de Sub-20, séria A, a disputar-se esta manhã a partir das 9h00, no estádio municipal do Tafe.

Apontada como partida decisiva para os dois conjuntos que ainda não sentiram o sabor da vitória, os militarzinhos, campeões em título, para manterem vivo o objectivo de revalidar a prova estão condenados a 'vencer', enquanto o adversário vai procurar surpreender  e alcançar os primeiros três pontos da prova.

O conjunto rubro negro pela experiência que os seus jogadores têm adquirido ao longo dos anos é apontada como favorita e manter assim viva   esperança de continuar na prova. Em Caso de derrota, tudo fica complicado para a formação do professor José Lima, que está em Cabinda para defender o troféu conquistado a época passada.

As derrotas diante do Sagrada Esperança, por 3-2, e mesmo resultado consentido, frente a formação do Dom Bosco de Benguela, colocam os militarezinhos fora dos potenciais candidatos à conquista do título da competição.

Para a mesma série, o Sagrada Esperança, com quatro pontos, defronta, no campo do Chibodo, as 15h00, o Real Sambila que possui três na tabela classificativa. Os lundas definiram como objectivo atingirem a grande final e estão cientes que para materializarem esta desejo só a vitória interessa.

Do lado oposto, está um opositor que sabe o que quer e como fazer alcançar o que pretendem. Contudo, a tarefa não será fácil para a equipa de  Adão Costa, um presidente que aposta seriamente nos escalões de formação. 

O Dom Bosco de Benguela, líder do grupo com sete pontos, descansa por força de calendário.

No grupo B, o destaque recai para o confronto entre as formações da AFA e do Atlético do Namibe, líder da série com seis pontos, no estádio do Tafe, as 15H00. A equipa do Morro Bento com três pontos, é favorita, fruto da qualidade técnica e táctica que possui os seus jogadores.

O Semba FC mede forças diante do Ferroviário da Huíla, no Tafe, às 17h00, num encontro em que o conjunto huilano vai tentar tirar proveito das dificuldades financeiras que o seu oponente atravessa com realce para o  material desportivo e que está a afectar o rendimento dos atletas em campo.

Em caso de derrota, hoje, frente ao Ferroviário praticamente ficam fora da prova. O outro representante de Cabinda, o Brilhante do Simulambuco, sem nenhuma pontuação, fruto de três derrotas consecutivas, folga por força de calendário.

Para o grupo C, regista-se descanso para as quatro formações que retomam os jogos, na terça-feira, 17, pontuáveis para a terceira jornada, em que o Recreativo da Caála defronta, as 8h00, no estádio do Tafe, o Académica do Lobito. O AKC do Cunene jogam a mesma hora diante do Benfica de Cabinda, no campo do Chibodo.

Nos desafios disputados, ontem, sábado, na serie A, o Sagrada Esperança empatou a zero bolas diante do Dom Bosco de Benguela. O Progresso da Lunda Sul descansou por força de calendário. Na serie B, o Atlético do Namibe derrotou o Brilhante do Simulambuco, por quatro bolas a três, no desafio disputado no campo do Chibodo. O Ferroviário da Huíla folgou por força de calendário.


CAMPEÃO
Técnico promete melhorias 


O técnico principal do 1º de Agosto, José Lima, reconheceu que a sua formação não esteve bem nos jogos passados, mas promete   inverter o quadro e reiterou que os maus resultados fazem parte do passado.

O treinador referiu que o principal objectivo nas partidas que faltam é de ganhar para continuarem a manter vivo o objectivo de defenderem o título com dignidade. Disse que, nesta fase derradeira da prova, a agremiação que orienta vai evitar sofrer mais qualquer derrota e passar a somar apenas vitórias em cada desafio.

Sublinhou que a equipa está a fazer excelentes exibições, apesar de existirem falhas de finalização, tendo realçado que, a equipa técnica, está a trabalhar no sentido de corrigir alguns erros que se verificam em cada jornada.

“A equipa está sensibilizada a manter os mesmos níveis competitivos conforme planificado para os próximos jogos. Não existem problemas no seio do grupo. Os jogadores estão sensibilizados para ultrapassarem os obstáculos, que é a nossa meta”, disse.

Acrescentou que o principal objectivo é de continuar a trabalhar arduamente na formação dos atletas para que possam ser projectados na equipa principal.


CAMPEONATO DE SUB/17
Competição regista
goleada expressiva


A série B do campeonato nacional de Sub-17, que decorre em Benguela, tem sido a mais produtiva em termos de golos. Depois dos resultados do arranque da prova na segunda jornada voltou a registar-se números impressionantes.

Os Brilhantes do Simulambuco, de Cabinda, cilindrou o FC Nelson Mandela da Lunda Sul, por expressivos 12-3. Apesar de se registarem algumas goleadas na primeira ronda, em que o conjunto de Cabinda perdeu por 5-2 diante do Norberto de Castro e o FC de Luanda aplicou 4-0 ao mesmo FC Nelson Mandela, arriscamo-nos a dizer que, este provavelmente será um resultado que vai constar no livro de registo de goleadas.

O Sporting do Lubango conquistou, no Estádio de Ombaka, em Benguela, os primeiros três pontos no Campeonato Nacional de Futebol Sub-17, ao vencer o Futebol Clube de Luanda, por 5-3, em jogo da segunda jornada da série B.

No fecho desta ronda, a Académica do Lobito superiorizou-se ao Norberto de Castro do Huambo, por 2-1. Ao cabo de duas jornadas disputadas os estudantes do Lobito comandam com seis pontos, seguido pelos brilhantes de Cabinda e FC de Luanda todos com três.

Outrossim, a prova entra hoje na terceira jornada, num dia reservado apenas para jogos das equipas da série A, que ontem cumpriu mais um dia de repouso. As atenções estão centradas o a partida entre o 1º de Agosto e a Academia de Futebol de Angola (AFA) às 7H00, num jogo a ser disputado no Estádio de Ombaka e que pode definir a liderança do grupo.

À mesma hora, mas no Estádio Municipal de Benguela, o Boavista FC de Benguela terá pela frente o Petro do Huambo, enquanto que trinta minutos mais tarde, isto é, às 7H30´, o Domant FC do Bula Atumba mede forças com o Electro Sport Clube, no campo dos lobitangas.


SPORTING DO LUBANGO
Richa enaltece
postura do plantel


O técnico do Sporting do Lubango, Leonel Richa, considerou, ontem, de fundamental a postura dos jogadores na vitória diante do Futebol Clube de Luanda, por 5-3.

O treinador, que falava após ao jogo, no Estádio Nacional de Ombaka, lembrou que a sua equipa marcou, no reatamento, três golos, mas em seguida sofreu dois.

Segundo Leonel Richa, mesmo assim, os atletas não baixaram os braços frente ao adversário e lutaram com determinação até chegar ao triunfo.

“A rapaziada manteve a postura, fazendo mais dois golos o que valeu a primeira vitória”, frisou, elogiando o esforço e a dedicação da equipa como boa resposta à jogada do combinado de Luanda.

Encara, por isso, o resultado como fruto do trabalho no seio da agremiação, isto porque, durante o desafio, os jogadores chegaram várias vezes à baliza adversária criando oportunidades de golo.

Quanto ao próximo jogo diante do Norberto de Castro do Huambo, para a terceira jornada, o timoneiro do Sporting promete continuar a trabalhar.