Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

1º de Agosto e AFA nas meias-finais

Augusto Panzo, em Benguela - 20 de Janeiro, 2017

Domant FC do Bengo fora da competição pelo gol average positivo da Academia de Futebol de Angola

Fotografia: António Soares

As equipas do 1º de Agosto e da Academia de Futebol de Angola (AFA) carimbaram ontem a passagem às meias-finais do nacional de futebol em Sub-17, em função dos resultados alcançados nos respectivos jogos, referentes à quinta e última jornada da fase preliminar alusiva à série A da referida prova.

 Os militares “atravessaram a ponte” após vencerem o Electro Sport Clube do Lobito por três bolas sem resposta, sendo por esta via os vencedores do grupo na fase primária, com um somatório de 12 pontos. Por seu turno, a formação da AFA conseguiu a qualificação, igualmente fruto de uma vitória por três tentos a zero, arrancada sobre o Boavista FC de Benguela, o que lhe conferiu o somatório de 10 pontos e colocou-se na segunda posição do grupo.

A terceira posição ficou para o Domant FC do Bula Atumba que derrotou o Petro do Huambo, por 4-1, e chegou também 10 pontos na tabela classificativa, mas viu impossibilitada a hipótese de passar à fase seguinte, devido ao sistema de goal average, em que o representante do Bengo foi ultrapassado pela AFA por dois golos positivos.

Enquanto isso, na série B aguarda-se pela segunda equipa a acompanhar a Académica do Lobito, a ser conhecida hoje após a disputa da última ronda da primeira etapa no referido grupo.

Pelo posicionamento das equipas nesta série, tudo indica que a formação do Norberto de Castro, do Huambo, é a potencial candidata à passagem às meias-finais, pois precisa apenas de um ponto e, ainda que perca o jogo, os seus principais concorrentes estão em desvantagem nos resultados dos jogos entre si.

De acordo com o regulamento da prova, em função de não se realizarem os quartos de final, nem as classificativas ­gerais, as equipas que não lograram a passagem, podem regressar às respectivas províncias. Hoje é o dia reservado para a realização da quinta jornada do grupo B, cujo calendário reserva os jogos Sporting do Lubango – Brilhantes do Simulambuco, às 7h00, no Ombaka; Norberto de Castro – Nelson Mandela, às 7h30, no Electro do Lobito; e Académica do Lobito – FC de Luanda, às 9h30, no campo do Electro local.


ESTÁDIO DO BURACO
Jogos da segunda fase 
são disputadas domingo


Cumprida que foi a primeira fase, que teve a duração de 12 dias, o Campeonato Nacional de Futebol de Sub-17, que decorre na província de Benguela, faz disputar as meias-finais no próximo domingo, no Estádio do Buraco, na cidade do Lobito.  Dado ao sistema cruzado em que será disputada essa fase, onde primeiro da série A joga com o segundo do outro grupo, o emparceiramento aponta que o 1º de Agosto terá como opositor, o Norberto de Castro no primeiro jogo, previsto para as 15h00.

No outro duelo, a Académica do Lobito, vencedora da série B, enfrenta o conjunto da Academia de Futebol de Angola (AFA), numa partida agendada para as 17h00, no local acima referenciado.

Sem contar com os resultados dos jogos de hoje, a competição leva já 27 jogos disputados nas duas séries, tendo sido marcados 137 golos, sendo 37 na série A e 100 no grupo B, onde foram registadas as maiores goleadas da fase preliminar. O campeonato, não obstante algumas goleadas expressivas, tem sido disputado sob o signo do equilíbrio.    
 AP