Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

1 de Agosto vence trofu Gojko Zec

Paulo Caculo - 03 de Dezembro, 2017

O treinador srvio foi um dos que mais trofus ajudou a conquistar para o futebol do Petro de Luanda, sendo trs campeonatos nacionais (1993, 1994 e 1995), trs Taas de Angola (1992, 1993 e 1994) e duas Supertaas (1993 e 1994).

Fotografia: Jornal dos Desportos

O 1º de Agosto conquistou ontem a décima XVIII edição da Taça Gojko Zec, torneio realizado pelo Petro de Luanda em homenagem ao seu antigo treinador, ao derrotar na final a formação da Academia de Futebol de Angola (AFA), por 2-1, em jogo disputado no Complexo Demósthenes de Almeida, no Catetão.
Numa partida bastante emotiva os finalistas fizeram jus ao seu estatuto proporcionando um bom espectáculo rara alegria de todos os presentes. A formação vencedora fez por merecer, não apenas por ser mais eficaz mas acima de tudo pelo o futebol patenteado provando que não foi por acaso que ganhou os dois duelos, sem qualquer desprimor para os vencidos que deram boa réplica.
Basta dizer que as duas equipas chegaram a final após uma trajectória na fase de grupos digna de realce. A formação militar, apesar de perder na estreia, ante a Escola do Zango, por 1-0, passou no segundo teste pelo  Núcleos do Petro, com contundentes 7-0. A fechar venceu a AFA, por 2-0, triunfo que o permitiu encerrar o grupo na liderança, com seis pontos. Já a equipa do Morro Bento, triunfou sobre o Núcleos do Petro, por 3-1 e a Escola do Zango, por 3-0.
Quis o destino que as duas equipas finalistas saíssem do grupo B, relegando para o segundo plano o anfitrião Petro de Luanda e o Interclube, apesar das posições que ocuparam na classificação da fase de grupos, respectivamente primeiro e segundo colocados, sucumbiram nas meias-finais. Os  tricolores foram derrotados pela AFA por 5-4, aos pénaltis, ao passo que os polícias cederam uma derrota pela margem mínima (1-0).

Antes da final, Petro de Luanda e Interclube mediram forças pela decisão do terceiro lugar, tendo os anfitriões do torneio levado a melhor na partida, ao vencerem por 3-0.
A direcção do Petro Atlético de Luanda fez disputar o torneio de futebol infanto-juvenil, com o objectivo de eternizar a memória do antigo técnico da equipa tricolor, Gojko Zec, e descobrir novos talentos.
O treinador sérvio foi um dos que mais troféus ajudou a conquistar para o futebol do Petro de Luanda, sendo três campeonatos nacionais (1993, 1994 e 1995), três Taças de Angola (1992, 1993 e 1994) e duas Supertaças (1993 e 1994).
PC