Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Afastamento de Castanheira resulta de acordo amigável

02 de Abril, 2014

Ernesto Castanheira à frente do Atlético Sport Aviação (ASA) resultou de um entendimento amigável, segundo disse à “Rádio 5” o vice-presidente para o futebol

Fotografia: Jornal dos Desportos

O afastamento do técnico Ernesto Castanheira à frente do Atlético Sport Aviação (ASA) resultou de um entendimento amigável, segundo disse à “Rádio 5” o vice-presidente para o futebol, Cesário Hebo.Este entendimento, no entanto, aconteceu depois da onda de maus resultados que a equipa obteve até agora no Girabola, onde ocupa a última posição com um ponto.Chegámos a um acordo com o professor Ernesto Castanheira, os resultados de um tempo para cá não são os melhores, temos apenas um ponto, queremos melhorar, queremos ver se damos uma sacudidela no casaco, para ver se começamos a ganhar e a amealhar pontos”, disse.

O dirigente Hebo disse, “ queremos modificar esta parte, queremos ver se vamos conciliar o aspecto físico com o aspecto desportivo, para ver se melhoramos a condição dos resultados, estamos na quinta jornada, embora o ASA só tenha feito quatro jogos, temos um ponto, perdemos jogos ingloriamente”. Outras fontes que falaram para o Jornal dos Desportos sublinharam a insistência por parte de Ernesto Castanheira no “onze” inicial durante alguns jogos do Girabola, aliada aos maus resultados produzidos pela equipa ao longo das quatro jornadas que até aqui disputou, podem estar na base da decisão do afastamento.

CAMPEONATO PROVINCIAL  
 ASA e Progresso jogam hoje

O campo Joaquim Dinis, ao aeroporto, acolhe hoje, às 15h00, o jogo inaugural do Campeonato Provincial de Futebol de Luanda, em seniores, destinado às equipas “B” dos clubes que competem no Girabola e na Segundona. O Atlético Sport Aviação (ASA) e o Progresso Sambizanga são os contendores. Os sambilas, de acordo com o coordenador das camadas de formação do clube, Kito Ribeiro, disse ao Jornal dos Desportos, que o objectivo do Progresso Sambizanga na competição é “promover o produto da casa”, ou seja, os juniores. “Este ano, vamos promover 80 por cento para não falar mesmo em 100 por cento com um ou outro sénior que não jogue na equipa principal, liderada pelo professor Lúcio Antunes.

O que quero dizer é que vão ter um Progresso diferente das edições passadas, pois na competição anterior tínhamos uma equipa B com alguns elementos com idades acima dos 25 anos.  Agora o cenário é diferente, pois temos atletas com idades abaixo dos 23 anos, o que significa que são os juniores da equipa que subiram no ano passado para os seniores”, disse.Deste modo, explicou Kito Ribeiro, “às quartas-feiras podemos ter dentro do jogo 50, a 60 por cento de jogadores juniores, com quatro ou cinco que vêm do ano passado, cuja ideia é promover o produto de casa, para dar ao professor Lúcio Antunes a devida observação se podem ser integrados na equipa principal”, explicou.

Na qualidade de detentora do título, Kito Ribeiro lamentou o facto de algumas equipas de referência não fazerem parte do campeonato, como o 1º de Agosto, Interclube, Cimentar e outras, que deste modo, diminuem o número de equipas e consequentemente a competitividade. “Vamos ter apenas dez jogos contra 16 que tivemos na edição passada. Com certeza que a ausência das equipas acima referenciadas pode influenciar no desempenho do campeonato”, disse.

Kito Ribeiro informou, por outro lado, que a Associação Provincial de Futebol de Luanda (APFL) fez sair um documento em que as equipas que não dispõem de campos em condições para a prova, podem solicitar às outras com melhores condições para realizarem as suas partidas. 
O campeonato vai ser disputado por dez equipas.
Avelino Umba

EM JUNHO
Infantis dos sambilas competem
no torneio “Geração do Futuro”


A equipa de futebol de iniciados do Progresso Associação Sambizanga vai competir, entre os dias 15 e 22 de Junho, em Luanda, no Torneio Internacional “Geração do Futuro”, soube o Jornal dos Desportos do coordenador para a formação dos sambilas, Kito Ribeiro.O torneio, uma organização da MRD Investimentos Lda, em parceria com a Decathion Marketing e Sports (DMS), vai decorrer no complexo da Academia de Futebol de Angola (AFA) e vai ser disputado por oito equipas de Angola e de Portugal.

Kito Ribeiro não fez alusão às outras equipas angolanas que vão competir no certame, mas avançou que o Sporting Clube de Portugal, uma referência na formação de jogadores de futebol em terras lusas e na Europa, no geral, é uma das convidadas da MRD Investimentos e da DMS.A presença do Sporting Clube de Portugal, de acordo com Kito Ribeiro, pode ser um factor extra na motivação dos jovens jogadores angolanos que vão competir no torneio internacional.

O certame vai contar igualmente com a presença de Nelson, antigo guarda-redes do Sporting e da selecção de Portugal, que vai falar sobre o futebol de formação e algumas das suas experiências.A organização do torneio, de acordo com o responsável técnico do Progresso do Sambizanga, pretende que a competição, a ser realizada anualmente, seja um marco no desporto jovem em Angola.  O evento vai contar com apoio da Associação Provincial de Futebol de Luanda e da Federação Angolana da modalidade (FAF).
AU