Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Ainda cedo para definir o plantel

Augusto Panzo - 13 de Janeiro, 2018

Estgio em Benguela vai ser fundamental para o tcnico da equipa do Bengo

Fotografia: Domingos Cadncia | Edies Novembro

O treinador do Domant FC do Bula Atumba, Francisco André \"Kito\", disse ontem ao Jornal dos Desportos, após a realização da última sessão de treinos, referente ao primeiro ciclo de preparação para o Girabola Zap de 2018, que aconteceu no relvado natural do Estádio Municipal do Dande, em Caxito, ser ainda muito cedo, para emitir um ponto de vista ideal sobre as aptidões dos seus atletas, nem determinar já o plantel exacto para a nova época.
\"Efectuámos esses jogos, mas os resultados não estão em causa, porque trata-se de uma fase inicial de preparação. Isso não me permite ainda ter ilações amplas, nem mesmo determinar já o plantel exacto. Creio que isso só poderá ser feito lá em Benguela, onde vamos cumprir a última fase do estágio\", referiu o técnico. 
Apesar da indefinição do técnico sobre o plantel, o Jornal dos Desportos apurou \"in loco\" que certos jogadores antes tidos como reforços acabaram descartados, por alguns deles não se terem apresentado sequer no clube.
O plantel domantino que se segue hoje para Benguela (ver peça à parte), local escolhido para a etapa derradeira da preparação, carrega consigo alguma carga de trabalho, relativo ao primeiro mês de trabalhos, realizado desde o passado dia 4 de Dezembro de 2017, altura em que ocorreu a abertura das oficinas.
Durante o período em referência, a formação do Bengo efectuou três jogos amistosos, com o propósito de o técnico avaliar os níveis competitivos e físicos alcançados pelos seus jogadores ao longo das três primeira semanas de preparação.
Neste contexto, no primeiro duelo de avaliação o Domant FC teve como adversário a equipa do Real Sambila, com a qual terminou perdendo por uma bola sem resposta, em partida que decorreu no Complexo Desportivo e Escolar do Progresso Sambizanga.
Ainda com mesmo fito, o conjunto do Bengo enfrentou os Palancas Negras, versão CHAN no teste seguinte, cujo resultado final se saldou em três bolas sem resposta, a favor da selecção nacional.
O grupo às ordens de Francisco André \"Kito\" realizou ainda um terceiro jogo amistoso, desta feita, diante do conjunto júnior do mesmo grémio, no âmbito da preparação da sua equipa Sub-20, visando o Campeonato Nacional que decorre desde o dia 6 do corrente, cujo desfecho foi uma igualdade a duas bolas.  
 


ESTÁGIO
Domantinos viajam hoje para Benguela  

Com o propósito de realizar a derradeira fase do estágio pré-competitivo para o Girabola Zap de 2018 em companhia de outras equipas que vão participar na mesma competição, que escolheram a cidade de Benguela como o local ideal para o efeito, a formação do Domant FC do Bula Atumba tem a sua partida para aquela urbe agendada para hoje de manhã.
\"Até neste momento tudo aponta que a caravana parte na manhã de sábado (hoje), dia 13 de Janeiro. Só poderemos retardar a nossa viagem se houver algum imprevisto, o que espero não venha acontecer\", disse o chefe do departamento de futebol, Joaquim Miguel \"Paiton\". 
Naquela urbe a equipa do município do Bula Atumba vai ter a companhia das formações do Sagrada Esperança, 1º de Agosto, Kabuscorp, 1º de Maio de Benguela, Académica do Lobito e Petro de Luanda, que já se encontram lá, num grupo que pode contar ainda com o Interclube, que se apresta a rumar igualmente para as terras das Acácias Rubras nos próximos dias.
De há três anos para cá a província de Benguela tem sido a mais concorridas pelas equipas que efectuam o estágio pré-competitivo, visando o Girabola, devido às excelentes condições de trabalho que oferece, com realce para a suficiente disponibilidade de campos para treinos.     
 AP