Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Alegre confiante na evoluo de Show

Paulo Caculo - 17 de Agosto, 2019

Show esteve no centro da mais recente e meditica transferncia do futebol angolano

Fotografia: Dr

A integração do médio-trinco Show, ex-1º de Agosto, no plantel do CF Belenenses de Portugal, por empréstimo do Lille de França, é pressagiado pelo comentador de futebol, António Alegre, como sendo uma importante transição ao futebol europeu e que permitirá ao futebolista angolano alcançar rendimentos superiores aos patenteados no Girabola Zap. O comentador angolano, que falava em entrevista ao diário desportivo português «A Bola», considera que Show chega ao campeonato português numa fase importante da sua carreira, na sequência de uma história de sucesso do 1º de Agosto.
“Há muitas coisas que devia ter aprendido no berço, desde as escolinhas, que não lhe foram transmitidas. Agora é a capacidade mental a ter de o fazer evoluir rapidamente e sentir, que tem a vantagem de encontrar Silas, que foi jogador de rara inteligência e transportou isso para a vida de treinador. Acho que é a pessoa indicada para o fazer crescer e, se assim for, dentro de dois ou três anos é um jogador de excelência”, adiantou-se a afirmar o também antigo técnico da Académica do Lobito.
O actual comentador desportivo na TPA e TV Zimbo assegura, por outro lado, que o antigo médio do 1ºde Agosto pode jogar na posição de médio defensivo ou ofensivo, mas acredita que, nesta transição para o futebol europeu, será na posição «oito» que será utilizado, porque o seu rendimento será mais alto.
“É um falso lento. Um jogador rapidíssimo a reagir à perda de bola e em Angola é dos poucos jogadores, que tem a capacidade de jogar longo ou curto, de perceber o que lhe pede o interesse da equipa. Além disso, joga com os dois pés e tem um instinto incrível e uma velocidade a ler o jogo, que em Angola rapidamente o transforma num dos melhores jogadores do campeonato”, esclareceu António Alegre.
O também treinador sublinhou, que o facto de Show ter sido formado no Zangado, um pequeno clube formador, que alimenta os clubes grandes do Girabola, deixa-o órfão de determinadas qualidades,  como a intensidade e a cultura táctica, exigida na Europa.
“Sei que Silas é o treinador indicado para lhe dar isso, porque este menino aprende rápido e por isso chegou à equipa principal do 1º de Agosto, com apenas 17 anos e rapidamente se transformou num dos mais decisivos jogadores da equipa.  É muito parecido com o William Carvalho nas movimentações em campo, se crescer pode ser idêntico”, vaticinou Alegre.