Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Alves treina na Litunia

Paulo Caculo - 08 de Abril, 2015

Treinador angolano ( direita) rubrica novo contrato na sua carreira no exterior mas desejar trabalhar igualmente em Angola

Fotografia: Jornal dos Desportos

O angolano Divaldo Alves é desde o principio desde mês, o novo técnico do FK Kruoja Pakoujis, da primeira liga da Lituânia. O técnico que assinou contrato válido por um ano, rende no cargo Rui Caçador e assume o desafio de reencaminhar a equipa para os títulos.Depois de ter saído do Perak FA da Malásia, clube que orientou logo depois da rescisão com o Persebaya da Indonésia, o treinador angolano desde que assumiu o comando do conjunto lituano, na quarta jornada, só obteve vitórias, mérito que ajudou a projectar a equipa para o segundo lugar da classificação, com 11 pontos. Divaldo Alves encontrou a equipa na quinta posição, com oito pontos.

Ao serviço do FK Krouja, Divaldo Alves vai ter a oportunidade de regressar às competições europeias, já que o conjunto lituano encontra-se nas eliminatórias da Liga Europa. Uma experiência que pode voltar a ser prestigiante para o treinador angolano, em virtude de estar habituado a competições internacionais, fruto das passagens pelo AFC League e AFC Champions League, onde conquistou dois torneios internacionais do sudoeste asiático (AFC), nomeadamente vice-campeão e semi-finalista da taça, com as cores do Persebaya.

“É sempre uma nova experiência. Um novo desafio que estou a enfrentar e espero, naturalmente, concretizar os objectivos da equipa.Cheguei agora e estou também a conhecer melhor os jogadores e toda a estrutura da equipa. Espero contar com o apoio de todos”, disse, por telefone, ao Jornal dos Desportos. Divaldo Alves treinou clubes modestos em Portugal. Esteve nas camadas jovens do Algueirão, envolvido numa parceria com os escalões de formação do Benfica. Os responsáveis do PSMS Medan entenderam que era a pessoa indicada para coordenar a academia do clube, tendo em vista um protocolo com o Manchester United.

Passou depois pela filial do clube, o Medan United, e seguiu depois para a Indonésia, onde começou no Persijap Jepara e, depois, no Persebaya. Entre os títulos conquistados pelo técnico angolano no futebol indonésio, destacam-se dois torneios da AFC do Unity Cup and Friendship Cup. Ainda sob o seu comando, o Persebaya conquistou o título de equipa revelação em 2011, no ano em que também obteve o troféu de treinador do ano na Indonésia.

OBJECTIVO
“Seria uma honra
trabalhar em Angola”


Divaldo Alves reafirmou ontem, no contacto mantido por telefone com o Jornal dos Desportos, que mantém o sonho de treinar no Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão, Girabola. O técnico angolano diz que espera que isso aconteça tão cedo, porque é seu objectivo trabalhar em Angola.“Tenho sempre Angola na minha mente, até porque sei que somos apenas dois angolanos a ter o nível Pro-Level da UEFA, eu e o Ângelo Cambundo. Seria uma grande honra estar ao serviço do campeonato do meu país. Por isso, mantenho este desejo de treinar no Girabola”, esclareceu.

Divaldo Alves obteve o ano passado a licença superior da UEFA, Pro-Level, para profissionais de futebol. O técnico foi distinguido entre vários treinadores internacionais, como um dos que mais se destacou na acção formativa organizada em Portugal, em 2014, pelo órgão que superintende o futebol na Europa. “É sempre bom para nós, treinadores, qualificarmo-nos sempre que possível. Foi mais uma oportunidade que tive para elevar os meus conhecimentos em termos de treino desportivo no futebol”, disse Divaldo Alves.