Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Amigos de Vicy jogam na cidade de Benguela

Augusto Panzo - 28 de Fevereiro, 2017

Antigo jogador do Construtores do Uíge e do 1º de Maio reúne antigos futebolistas para um jogo nas acácias rubras.

Fotografia: Jornal dos Desportos

A equipa dos Amigos de Vicy desloca-se na próxima semana à cidade de Benguela, com o fito de defrontar a Velha Guarda local, para realizar um jogo de carácter particular que visa homenagear o antigo craque de futebol angolano que se notabilizou na equipa dos Construtores do Uíge e nos Palancas Negras.

O Jornal dos Desportos soube de David Nkani \"Davain\", um dos promotores da iniciativa, que a organização do jogo tem como propósito perpetuar a imagem da antiga \"velha raposa\" desportiva do país. 

\"Criámos uma equipa que tem o nome de Amigos de Vicy, com a qual pensamos disputar vários torneios de futebol. Se tudo correr bem, creio que vamos a Benguela na próxima semana disputar um jogo com a equipa das Velhas Guardas daquela província\", anunciou. Indagado sobre a verdadeira razão do surgimento dessa iniciativa, David Nkani \"Davain\" esclareceu que o objectivo é recordar a figura de Vicy António, que em tempos idos foi uma das figuras incontornáveis do futebol angolano.

\"Tomámos essa iniciativa, com vista homenagear o antigo futebolista Vicy António, de maneira a que o seu nome permaneça vivo na mente das pessoas, como um elemento que contribuiu muito para o futebol, tanto na região do Uíge como no país inteiro, porque acho que todo o mundo se lembra bem dele\", disse.

De acordo com o nosso interlocutor, outra razão que levou à criação da equipa dos Amigos de Vicy tem a ver com a ideia de \"dar vida\" à vida do próprio ex-jogador, porque do grupo que ele fazia parte é dos que tem uma situação pouco estável.

\"Também fizemos isso, porque sentimos que do grupo de que ele fazia parte, é daqueles que tem a vida pouco estável. De lembrar que graças ao senhor Nandó, aquando da visita desse dirigente ao Uíge há algum tempo, é que Vicy teve uma viatura. Então, achámos necessário dar sempre o nosso apoio a esse ícone de futebol do país, para que o seu nome não caia no esquecimento\", acrescentou.

Assente nesse projecto, a equipa dos Amigos de Vicy esteve no sábado na cidade de Ndalatando, onde realizou o primeiro jogo com um misto local, cujo resultado saldou-se numa igualdade a um golo.                                 
AP

FORMAÇÃO
Aviadores
realizam testes para jovens


O departamento de futebol do Atlético Sport Aviação (ASA) leva a cabo desde quarta-feira, um conjunto de testes de admissão de jogadores para os escalões de formação, apurou o Jornal dos Desportos, de João Pereira \"Jamba\", chefe da referida área do clube aviador. \"Estamos a levar a cabo um conjunto de testes de admissão de jogadores, para os escalões dos Sub-15, Sub-17 e Sub-20. Começámos com este processo no dia 22 do corrente, e penso que em princípio o processo termina na sexta-feira\", disse.

O responsável desportivo avançou, caso haja a necessidade de prorrogar o prazo, então, pode ser estendido por mais duas semanas. \"Vamos ver qual será o movimento que se vai registar. Se ultrapassar às nossas expectativas, encerramos esse processo na sexta-feira, tal como já o disse. Mas se for o contrário, esticamos o prazo por mais duas semanas\", elucidou o nosso interlocutor.

Indagado sobre os limites de idade dos jogadores a serem submetidos aos testes, João Pereira \"Jamba\" colocou a fasquia, na faixa etária entre os 10 anos e os 18 anos. \"Estamos a trabalhar com meninos cujas idades se situam entre os 10 anos e os 18 anos. Esses, são os limites que traçámos, e obrigamos os jogadores sob avaliação\", explicou João Pereira \"Jamba\".

O antigo defesa central dos aviadores e dos Palancas Negras avançou a hipótese de admissão de 30 jogadores, para um dos escalões citados, embora, haja a expectativa dos atletas comparecer em grande número. \"Também limitámos o número para 30 jogadores a admitir, em cada um dos três escalões, embora, possam aparecer em grande massa. Infelizmente, não podemos extravasar para além da quota\", complementou. 

Com esta iniciativa a direcção aviadora pretende garantir a continuidade do clube com atletas que garantem um futuro tranquilo nas provas nacionais.                                       
AP