Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Angolano formado no FC Porto assina contrato com Olhanense

Paulo Calulo - 11 de Fevereiro, 2012

Mdio angolano prepara estreia no campeonato portugus

Fotografia: AFP

Jorge Araújo pode ser o próximo angolano a inscrever uma carreira com letras de ouro no campeonato português. O jovem médio, de 23 anos de idade, acaba de assinar contrato com o Olhanense de Portugal, tornando-se na segunda contratação do emblema, sétimo classificado da Primeira Liga Portuguesa. O jogador já treinava nos algarvios desde o início do mês, mas só agora foi inscrito, ocupando a vaga deixada pelo lateral direito João Gonçalves, que estava emprestado pelo Sporting, clube ao qual voltou depois de uma operação que o deve afastar dos relvados até final da época.

Antes de abraçar o profissionalismo, o jovem médio angolano teve curtas passagens pelos escalões de formação do ASA e Petro de Luanda, e também no FC Porto, onde se notabilizou nos juniores, chegando a sénior no Worthing, em Inglaterra, onde também representou o Havant & Waterlooville. “Estou a viver um sonho em Portugal. Espero um dia conseguir atingir o mais alto patamar na minha carreira. Estou feliz com o contrato com o Olhanense, mas espero chegar mais longe”, disse Jorge Araújo, ao nosso jornal, ao telefone, destacando o facto de ter sido muito bem recebido em Portugal.

“Encontrei um bom balneário, estou feliz aqui. Vou procurar dar o meu máximo, para ajudar o Olhanenses a atingir os objectivos no campeonato. Estamos na sétima posição, mas podemos alcançar lugares mais acima da tabela”, acrescentou.

Ambição 
 O jogador carrega uma enorme ambição na carreira. Deseja fazer uma grande época ao serviço do Olhanense, que o ajude a ganhar notabilidade como jogador profissional em Portugal, antes de abraçar futuros desafios. Dado espaço de progressão que dispõe, Jorge Araújo acredita que pode concretizar o sonho de se tornar num futuro craque ao serviço do campeonato português. “O sonho de qualquer jogador é atingir altos patamares na carreira e eu não fujo à regra”, assegurou o jovem médio, que espera gozar de oportunidade para mostrar talento no Olhanense.

“Espero jogar muito na equipa e ter tempo para justificar a confiança depositada em mim pela equipa técnica. A Liga portuguesa é muito forte, o Olhanense tem muitos jogadores bons, portanto, terei de dar o máximo para agarrar um lugar entre os titulares”, admitiu Jorge Araújo. Depois de uma breve passagem pelo Esperança de Lagos (da III divisão portuguesa), na época passada, o médio angolano – que faz várias posições na ala direita – esteve a treinar no Olhanense, mas não chegou a assinar, ingressando no Dacia Chisinau, da Primeira Liga da Moldávia, a sua última etapa antes do retorno a Portugal.

Jorge Araújo deseja jogar nos Palancas

Vestir as cores da Selecção Nacional representa, também, um dos grandes sonhos que alimenta a carreira de Jorge Araújo. O “puto” formado nas escolas do FC Porto de Portugal acredita que pode chegar aos Palancas, bastando que para tal protagonize uma boa época ao serviço do Olhanense. “Penso que qualquer jogador ambicioso gostava de jogar pela selecção do seu país e eu não fujo à regra. Quero muito vestir, um dia, a camisola dos Palancas. Espero que isso possa acontecer tão cedo”, referiu o médio, que não descarta também a possibilidade de experimentar o Girabola.

“Quem sabe um dia isso pode acontecer! Tudo dependerá do interesse dos clubes ou da projecção da carreira que faço aqui em Portugal. Mas seria muito bom jogar em Angola, no Girabola, até porque comecei a dar os meus primeiros passos no futebol no ASA e no Petro de Luanda”, confirmou. Jorge Araújo mostra-se, por outro lado, feliz com o percurso da carreira. O jovem talento garante ter tido a sorte de passar pelas melhores escolas de futebol, destacando a formação no clube portista, onde esperava continuar a carreira. Mas, ainda assim, não perde a esperança de um dia regressar ao clube do Dragão”.

“Sou jovem e tenho, ainda, um enorme espaço de progressão na minha carreira. Espero também representar um clube grande em Portugal e gozar da mesma sorte que teve o Djalma Campos ou Mateus Galiano. São dois bons grandes jogadores, com muita qualidade e talento”. PC 

Sporting esteve no encalço do médio

Jorge Araújo esteve muito próximo de alinhar pelo Sporting Clube de Portugal. De acordo com uma fonte próxima ao jogador, o médio chegou a ser observado durante alguns meses por responsáveis leoninos, antes mesmo de assinar contrato com o Olhanense. Embora o jogador tivesse sido pretendido pelos leões, um alegado acordo de compromisso entre o empresário do jogador e o clube de Olhão, antes da deslocação do atleta à Inglaterra, terá inviabilizado a inscrição do angolano na equipa leonina. “Houve um interesse do Sporting, mas nada mais se podia fazer, porque havia um pré-acordo entre as partes, que impedia uma nova negociação do jogador.

Mas o mais importante é que o Araújo sente-se feliz no Olhanense”, disse a fonte que vimos citando, garantindo haver vontade do jogador cumprir o contrato. “O Jorge sente-se feliz no Olhanense e deve permanecer aqui até o fim do contrato. Vamos esperar que se adapte rapidamente ao modelo da equipa e do treinador”, acrescentou a mesma fonte. O médio angolano pode assinalar a estreia na equipa treinada pelo ex-portista Sérgio Conceição amanhã, domingo, frente ao Rio Ave, em desafio a contar para a 18ª jornada da Liga Zon. PC