Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Angolanos discutem 3 lugar com Malgaxes

Pedro Augusto - 14 de Dezembro, 2019

Angolanos falharam a tentativa de chegar final da 26 edio da prova regional

Fotografia: Dr

A manutenção da terceira posição do Campeonato do Conselho das Associações de Futebol da África Austral (COSAFA), conquistado na edição passada, após vitória sobre a Zâmbia, por 2-1, é a meta da selecção nacional Sub-20, que hoje, às 10h30 (11h30 locais), no Nkoloma Stadium, em Lusaka, defronta à sua congénere do Madagáscar, em jogo das classificativas do terceiro lugar da 26ª edição da competição regional.
O facto de os Palanquinhas terem falhado o principal objectivo, que era chegar à sua quinta final, para tentar conquistar o troféu, pela primeira vez na suas história, não retirou a ambição por uma nova vitória na prova. Ou seja, a derrota diante dos zambianos, por 3-0, na meia-final de quinta-feira última, apesar de ter deixado mazelas, não vai ser um estorvo às ambições dos angolanos.Aliás, existe no seio dos comandados de José Silvestre \"Pelé\" um forte desejo em voltarem a terminar a competição no pódio, depois do segundo lugar nas edições de 2000, 2002, 2003 e 2011 e do terceiro lugar no ano passado.
O adversário desta manhã, o Madagáscar, selecção que foi eliminada nas meias-finais pelo campeão em título, África do Sul, por 5-4, na marcação de grandes penalidades, após empate a duas bolas no tempo regulamentar, é uma equipa igualmente com potencial. Por isso, os Palanquinhas têm que ser bastantes cautelosos e muito ambiciosos para que possam lograr o seu objectivo, a vitória e consequente conquista do terceiro lugar do torneio.
Os malgaxes, no desafio diante dos sul-africanos, foram laboriosos e competentes. Melhor, só não venceram o jogo por falta de sorte. A selecção do Madagáscar teve forças para colocar em sentido o campeão em título.  Deste modo, o ataque dos Palanquinhas deve merecer acertos por parte de Silvestre Pelé, pois a selecção angolana, apesar dos 13 golos marcados em 4 jogos, tem desperdiçado  inúmeras situações de golos. Aliás, no desafio da meia-final, diante da anfitriã Zâmbia, isso voltou a acontecer.
Acertos deverão igualmente ser feitos no sector defensivo. Os Palanquinhas, que à entrada do jogo das meias-finais haviam somente sofrido um golo, em 3 jogos, acabaram por \"apanhar\" 3 tentos em apenas um desafio.
A final do campeonato vai ser disputada às 15h00 locais (14h00 em Angola), no mesmo estádio, entre as selecções da Zâmbia e da África do Sul.