Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

APF do Bengo sorteia “provincial”

Augusto Panzo - 06 de Abril, 2017

Órgão da região do

Fotografia: M. Machangongo

A Associação Provincial de Futebol do Bengo (APFB) reúne-se com o seus filiados, no  dia 11 do corrente, às 15h00, na sala de reuniões do centro de estágios do Estádio Municipal do Dande, com o fito de abordar a calendarização, sorteio, e arranque das competições provinciais da época 2017, soube o Jornal dos Desportos, de um comunicado chegado à nossa Redacção, assinada pelo presidente de direcção da instituição, Francisco Adão Paulo Kizembe.

\"É convocada uma reunião para as 15h00 do próximo dia 11 de Abril, com os clubes Domant FC de Bula Atumba, Académica FC do Panguila, FC 1 de Junho, do Musseque Kapari, Bago Vermelho de Nambuangongo, Kangombe FC, Juventude Sport Clube do Bengo e Leões do Paraíso, na sala de reuniões do centro de estágios do Estádio Municipal do Dande, com o fito de ser abordados assuntos inerentes às provas provinciais\", lê-se na nota.

Para melhores detalhes, o JD manteve um contacto telefónico com o dirigente máximo da APF do Bengo, afim de saber mais sobre o assunto, pelo que foi informado que o campeonato provincial tem o arranque aprazado para o dia 15 de Abril. \"A APF tem agendado uma reunião com os filiados na terça-feira, dia 11 de Abril do corrente. Vamos discutir o calendário, e o sorteio do campeonato provincial, bem como a fase provincial da Taça de Angola\", disse. 

No que toca aos moldes, o presidente da APF do Bengo aclarou que o campeonato provincial vai ser disputado no sistema de todos contra todos, a duas voltas, em que o vencedor ganha o direito de representar o Bengo no Zonal de Apuramento. \"Os clubes vão disputar o campeonato, no sistema de todos contra todos, a duas voltas. E, como sempre, quem vencer vai ser o nosso representante na Segundona. Vai representar-nos no Zonal de Apuramento\", disse.

TAÇA DE ANGOLA
Domant isento
das preliminares

A questão da fase provincial da Taça de Angola no Bengo, também vai ser discutida na reunião de terça-feira, no Dande, entre os membros da APF local e os filiados, com vista a época de 2017.

De acordo com o presidente de direcção da APF, Francisco Adão Paulo Kizembe, se o vencedor da fase provincial da Taça de Angola não for o Domant FC de Bula Atumba, nas últimas três edições atingiu os quartos de final da fase nacional, vai ter de começar a competir nos 16 avos de final.

"Na Taça de Angola temos um pormenor, que deve ser bem esclarecido aos amantes de futebol do Bengo. Por ter chegado aos quartos de final, nas últimas três edições, o Domant está isento de disputar a fase preliminar da prova. Assim, se o vencedor da fase provincial for outra equipa que não seja o Domant, então essa tem a obrigação de começar a sua participação na fase nacional, a partir dos 16 avos de final", lembrou. 

Domant FC de Bula Atumba, Petro de Luanda, Progresso do Sambizanga, e Recreativo do Libolo, são os clubes isentos de disputar as duas primeiras etapas da fase nacional da Taça de Angola.                
AP