Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

APF e clubes acertam incio da prova

Augusto Panzo - 15 de Outubro, 2018

Domant FC do Bula Atumba falha "provincial" do Bengo da prxima temporada.

Fotografia: M. Machangongo | edies novembro

A Associação Provincial de Futebol do Bengo (APFB) e os clubes locais reúnem no próximo sábado, dia 20, pelas 10h00, na sala de conferências do Centro de Estágio do Estádio Municipal do Dande, em Caxito, com o propósito de se acertar a data do arranque do campeonato provincial da modalidade, soube o Jornal dos Desportos de fonte da direcção do órgão reitor do desporto-rei da região.
Francisco Adão Paulo Kizembe, presidente da APF do Bengo, aventou a hipótese da competição arrancar entre os dias 28 de Outubro ou 4 de Novembro próximo. 
\"Estamos a perspectivar reunir com os clubes no próximo sábado, dia 20 do corrente, para debatermos de, entre outros casos, a aprovação da data do arranque do campeonato provincial. Em princípio, caso não venha a haver algum impedimento, nós, APF, vamos propor as datas de 27 ou 28 de Outubro e 4 de Novembro, para o início do campeonato. Tudo dependerá da data que merecer o consenso de todos\", disse Francisco Kizembe.
Quanto aos potenciais participantes na prova, o dirigente desportivo apontou quatro clubes que se mostram disponíveis, contudo, sem, em princípio, contar com formação mais representativa do Bengo na alta competição nos últimos tempos, o Domant FC (sénior), devido à possibilidade da mesma ser extinta.
\"Vamos desde já contar, de partida, com quatro clubes que estão disponíveis. Infelizmente não vamos poder contar com o Domant FC do Bula Atumba, porque, segundo se sabe, a equipa sénior desse grémio está em vias de extinção. Mas, se o conjunto júnior estiver disponível, poderemos realizar um campeonato unificado\", defendeu.
Neste contexto, Francisco Kizembe apontou as equipas do Mpatu a Ponta de Ambriz, FC 1 de Junho, do Kapari, Paulo FC e 11 de Novembro do Bispo, como sendo aquelas que vão desfilar no provincial.
Ainda na senda das provas futebolísticas a nível das terras do \"Jacaré Bangão\", está em forja o Torneio 11 de Novembro, cujo vencedor poderá ganhar o direito de representar o Bengo na fase nacional da Taça de Angola.
\"Vamos fazer disputar ainda o Torneio 11 de Novembro nos próximos dias. Pensamos fazê-lo com três equipas do Bengo e uma de Luanda, na qualidade de convidada. A vencedora do torneio ou a finalista vencida, desde que seja do Bengo, vai ganhar o direito de representar a província na fase nacional da Taça de Angola\", enfatizou o dirigente da APF do Bengo.