Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Apresentado livro sobre o CAN

10 de Outubro, 2019

Fotografia: Vigas da Purifio, Edies Novembro

O  jornalista Carlos Pacavira, da Rádio Cinco, apresentou ontem, no Memorial Agostinho Neto,  a  obra intitulada 62 anos de CAN/ 23 dos Palancas. O acto reuniu várias figuras do desporto, entre dirigentes, técnicos, atletas e jornalistas, que se interessaram na aquisição do documento histórico.
O livro resulta  de uma recolha, pelo autor,  de números e dados sobre a maior competição futebolística  africana, faz uma abordagem detalhada das 32 edições disputadas desde 1957, no Sudão, e uma súmula das oito participações de Angola.
Com uma excelente ilustração com 128 páginas, o livro foi imprenso pela Damer . Quanto à tiragem, o Jornal dos Desportos soube que  teve  quatro mil exemplares. Fazendo recurso , às novas tecnologias, Carlos Pacavira vasculhou, também , algumas bibliotecas existentes para satisfação do seu objectivo.
Numa leitura atenciosa, o livro  dá-nos a ler, página a página, breves textos históricos, sempre complementados com imagens elucidativas e respectiva legendagem. Os número estatísticos marcam igualmente presença, sendo na verdade, um espólio  de grande serventia, que visa acima de tudo reavivar a memória colectiva.sultados de todas as finais dos campeonatos africanos e  autores de golos estão salvaguardados no livro.