Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

ASA campeo da segundona

Valdia Kambata - 13 de Setembro, 2018

Aviadores regressam com mrito fina flor do futebol nacional.

Fotografia: Paulo Mulaza| Edies Novembro

O Atlético  Sport Aviação conquistou o título de campeão nacional de futebol da segunda divisão , ao vencer, ontem, no estádio dos Coqueiros, o Bikuku FC da Lunda Sul , por 2-1.
A equipa da Lunda Sul, mais esclarecida no terreno de jogo, rapidamente inaugurou o marcador, por intermédio de Ibra, fruto de uma jogada rápida em contra-ataque.
Com o golo, a equipa da Lunda Sul assumiu o jogo e mostrava, claramente, que veio a Luanda para conquistar os campeonato nacional da segunda divisão.  Os aviadores sem argumento lutavam, como podiam, para sem no entanto manter um fio de jogo que lhe permitisse contrária a ofensiva da equipa de Santos Bikuku.
A terminar a primeira parte, a equipa do aeroporto teve oportunidade para igualar a partida , quando Paz, isolado, não conseguiu \"bater\" oguarda-redes dos lundas.
Na segunda parte, os aviadores vieram completamente  transfigurados, sobretudo com a ajuda do médio ofensivo Djemba e, aos 51 minutos, os chegaram ao golo do empate,  por intermédio do defesa Victoriano  que aproveitou bem o cruzamento de Djemba.
Com apoio do seu publico, a equipa de José Dinis chegou ao segundo golo apontado por Kibeixa, de penálti, selando s vitória que permitiudestronar o Domant FC  que venceu na edição passada.
No final da partida, o  técnico Jorge  Josimar, do Bikuku FC disse  que a sua equipa perdeu . A equipa aviadora era, até ao ano de 2017, a par do campeão 1º de Agosto, uma das totalistas nas 38 edições do \'Girabola\', mas  já tinha lutado pela permanência nas edições anteriores.
A equipa tem estado mergulhada numa crise de falta de apoios e longe dos títulos nacionais em 2002, 2003 e 2004 - conquistados com o treinador português Bernardino Pedroto.
Além do período pós-independência (1975), a história do ASA remonta a 1953, quando o clube foi fundado em Luanda, tendo sido uma das referências desportivas também no período colonial português.