Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Atenes viradas para o Chiazi

01 de Dezembro, 2012

ltima jornada da Segunda diviso est a ser aguardada com expectativa

Fotografia: Jornal dos Desportos

As emoções do Zonal de Apuramento ao Girabola 2013 estão de volta amanhã em vários estádios, mas as atenções estão centralizadas na partida que vai opor o FC Cabinda ao Porcelana, às 15h30, no Estádio do Tchiazi, jogo de cartaz da 26ª jornada da série A. Quando tudo indicava que a equipa do Kwanza-Norte fosse depender de terceiros para cumprir os objectivos traçados, o último comunicado da FAF colocou a formação orientada por Finda Mozer à mercê de si mesmo. Se vencerem, qualificam-se para o próximo campeonato nacional e passam a ser a segunda equipa da província a conseguir tal feito na maior prova futebolística nacional, depois do Desportivo da EKA.

Na eventualidade de cederem pontos, é o adeus ao Girabola. O FC Cabinda, um dos tradicionais da prova, tem a chave do sucesso para qualquer dos aspirantes ao escalão máximo do futebol angolano. Antevê-se, por isso, uma jornada com desafios emocionantes e com desfecho imprevisível, com as formações viradas para a vitória. Jacinto Sayombe, treinador do FC Cabinda rejeitou facilidades no encontro com o Porcelana e afirmou que o objectivo é vencerem para não participarem numa festa em que não são convidados. “Queremos fechar a nossa campanha com vitória. Nada de facilidades, isso é que nos interessa, quanto ao resto, vamos aguardar pelo desfecho da partida que vai ditar quem é o vencedor e tenho fé que a vitória vai sorrir do nosso lado”, prometeu.

No Uíge, teremos um dérbi entre o União e Stad, a disputar-se no Estádio 4 de Janeiro, às 15h30, uma partida em que o resultado, apesar de não estar em causa, já que não traz qualquer alteração de vulto à tabela classificativa, aguarda-se por um desfecho imprevisível, ser atendermos à rivalidade existente entre elas. Em Viana, numa partida sem qualquer “interesse” a Escola Norberto de Castro recebe no seu reduto, às 15h30, a Baixa de Cassange, com o favoritismo a pender para a formação da casa, depois do desaire na penúltima jornada frente ao Stade do Uíge, por 3-1. O Ritondo e Polivalentes defrontam-se, às 15h30, no Estádio 1º de Maio, uma partida que está a ser encarada como de vingança, depois de os forasteiros triunfarem na primeira volta, por 4-2.

O Domant do Bengo lidera a série A, com 38 pontos, seguido pelo Porcelana do Kwanza-Norte, com 36. Com o apuramento já garantido, o Desportivo da Huíla enfrenta a Académica do Lobito, às 15h30, no Estádio do Buraco, numa partida em que os militares da Frente Sul, apesar do respeito pelos “lobitangas”k, pretendem encerrar a brilhante campanha na prova com um triunfo. 1º de Maio de Benguela e Benfica do Huambo batem-se, à mesma hora, no Estádio Municipal, com o favoritismo a recair para os proletários. A formação encarnada, depois de falhar a qualificação directa, vai procurar o passe de regresso ao Girabola na Liguilha. Por último, o Ara da Gabela e Evale do Cunene enfrentam-se, às 15h30, no campo Comandante Nico, numa partida que se espera equilibrada, já que as duas equipas ambicionam os três pontos. O Desportivo da Huíla comanda a série B, com 40 pontos, seguido pelo 1º de Maio de Benguela, com 36.


INDEPENDÊNCIA
Torneio de futsal
conhece vencedor

A final da Taça Independência em Futsal de Rua, em seniores masculinos, disputa-se às 11h00 de amanhã, no campo polivalente, defronte à Igreja Sant´Ana, comuna do Neves Bendinha, entre as equipas dos Atirados FC e do Amaral, um jogo que está a ser aguardado com grande expectativa, dado o equilíbrio entre as duas equipas e o percurso das mesmas ao longo da competição. Hora e meia antes, às 9h30, as equipas do Estrela Sport Club, anfitriã do torneio e a Sabedoria Justificada, do Golfe defrontam-se no mesmo recinto para o terceiro e quarto lugares.As equipas dos Atirados FC e do Amaral FC deixaram para trás o Estrela FC e a Sabedoria Justificada, a quem venceram nas meias-finais por 2-1 e 1-0, respectivamente.

A nona edição do torneio foi organizada pela Macovi Sport Club, em saudação ao 37º aniversário de Independência Nacional, e contou de início com a participação de 18 equipas de vários bairros da capital. O primeiro classificado desta nona edição recebe 100 mil kwanzas e uma taça avaliada em 20 mil kwanzas; o segundo recebe 80 mil kwanzas e o terceiro recebe 50 mil. Para o melhor marcador está reservada a quantia de dez mil kwanzas, o mesmo valor para o guarda-redes menos batido.É uma forma que os organizadores da prova encontraram para animar os participantes e estimular futuras organizações.


KWANZA-NORTE
Governador incentiva a Porcelana
a jogar para apuramento ao Girabola



O governador provincial do Kwanza-Norte, Henrique André Júnior, encorajou os jogadores do Porcelana FC a demonstrarem espírito de
luta, disciplina e companheirismo no jogo decisivo que a equipa disputa domingo frente ao Futebol Clube de Cabinda, a fim da equipa ascender ao Girabola de 2013. Antes da partida da equipa para Cabinda, o governador, num encontro que manteve com os atletas, responsáveis e técnicos do clube, no Estádio Santos Diniz, em Ndalatando, disse que a província vive um momento de muita expectativa quanto à ascensão. “O povo do Kwanza-Norte está ansioso e tem depositado a sua esperança na equipa. Por isso, tem de dar o máximo e o melhor, para poder obter a vitória e o apuramento. Façam tudo por tudo para não adiarmos as nossas esperanças”, disse.


Henrique Júnior disse que “estamos mais próximos de subir do que nunca, por isso não pensem nos problemas que o clube vive mas na alegria que podem oferecer ao povo do Kwanza-Norte e à vossa história pessoal como atletas”. No último treino, no relvado do estádio Santos Diniz, o técnico Finda Mozer mostrou confiança quanto ao apuramento da sua equipa. “Estamos conscientes das dificuldades que vamos enfrentar em Cabinda, mas temos a convicção de que vamos conseguir o apuramento”, disse.

O capitão do conjunto, Luís da Cunha “Ginola”, disse que o grupo está moralizado e vai a Cabinda fazer um bom jogo porque a presença do governador no último treino da equipa também galvanizou o grupo. O Porcelana FC tem neste momento 36 pontos, dois a menos que o Domant do Bengo, que já terminou a sua participação na prova. Caso vença, o Porcelana sagra-se campeão da série A de acesso ao Girabola. O empate obriga a disputar a liguilha. O Desportivo da EKA foi o último representante da província no Girabola, desistindo em 1997, após ter alcançado, no ano anterior, uma inédita terceira posição.
SILVINO FORTUNATO, em Ndalatando


PREPARAÇÃO
FAF agenda amistosos
com selecções africanas


A selecção nacional de futebol pode na segunda quinzena de Dezembro defrontar em amistosos as selecções da Namíbia, Zimbabwe e Argélia, no âmbito da sua preparação para o campeonato africano das nações que tem lugar na África do Sul em Janeiro de 2013.  A informação foi prestada à imprensa, no Lubango, pelo técnico-adjunto dos Palancas Negras, José Kilamba, no quadro da sua visita para constatar as condições para o estágio que a selecção nacional efectua a partir do dia 3 de Dezembro na província da Huíla.

O técnico disse que a federação angolana manteve contacto com estas selecções para que nos dias 16, 19 e 22 de Dezembro possam realizar estes amistosos em casa dos mesmos ou num país que não seja fora do continente.  Para além destes, segundo disse, a federação angolana programou três jogos de controlo na cidade do Lubango com os mistos de Benguela, Namibe e Huíla, prevendo-se a participação num torneio em alusão ao 10 de Dezembro.  O técnico-adjunto disse que o estágio de 24 dias na província da Huíla conta apenas com atletas que actuam no Girabola e Geraldo, proveniente do Brasil.