Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Atenes em Calulo e Cuito

06 de Maio, 2019

O duelo entre duas equipas que auguram a conquista do trofu assume contornos de final antecipada

Fotografia: Miqueias Machangongo | edies novembro

A visita do Petro de Luanda ao Recreativo do Libolo, quarta-feira, às 15H00, no estádio de Calulo, é o jogo de cartaz dos 'Oitavos' da Taça de Angola. O duelo entre duas equipas que auguram a conquista do troféu assume contornos de final antecipada, ainda que a procissão esteja ainda no adro.
Se, por um lado, os tricolores podem estar a disputar a prova com ambição de a vencer, em virtude da probabilidade de virem a perder o título do Girabola, facto que ajudaria a "salvar a época", por outro, os libolenses tencionam alimentar o sonho de voltarem ao pódio da prova.
Com as estatísticas dos jogos entre si, no Estádio de Calulo, pender para a equipa visitada, antevê-se um jogo bastante equilibrado e de alto risco com desfecho imprevisível. 
No estádio dos Eucaliptos, o 1º de Agosto tem a obrigação de tentar ultrapassar o Cuando Cubango, o desafio marcado para as 15H30 pode produzir cenários atractivos, a julgar pelo facto do conjunto da casa não querer entregar a qualificação de bandeja.
Em face disso, antevê-se dificuldades para os militares, ainda que teoricamente a equipa do rio seco seja muito mais forte e possui maiores argumentos para chamar a si o triunfo. Mas, terá de provar em campo o seu favoritismo.
A Taça de Angola é a segunda maior competição futebolística nacional, disputada desde 1982, com domínio do Petro de Luanda com 11 troféus, seguido pelo 1º de Agosto com cinco. O 1º de Maio de Benguela foi o primeiro vencedor desta competição, em 1982, e o Petro de Luanda,
Desde a sua existência, a prova não foi disputada em 2018 devido a alteração no calendário das provas nacionais por decisão da Confederação Africana de Futebol (CAF), que exigiu a conclusão dos campeonatos internos dentro dos prazos estabelecidos para a sua uniformização com o calendário da FIFA.