Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Benfica diz adeus

25 de Janeiro, 2017

A decisão resultou de encontros da direcção realizados a semana transacta e foi já dada a conhecer à Federação

Fotografia: Domingos Cadência

O Benfica de Luanda decidiu suspender, a partir deste ano, a sua participação no campeonato nacional de futebol da primeira divisão, Girabola, soube ontem a Angop.

De acordo com o seu responsável pela área de comunicação, Sanção Salomão, a decisão resultou de encontros da direcção, realizados a semana transacta, e a mesma foi já dada a conhecer à Federação Angolana de Futebol (FAF) e à associação provincial da modalidade, das quais ainda não obteve resposta.

“O Benfica de Luanda por reunião da sua direcção decidiu suspender temporariamente a sua participação no campeonato sénior, a partir deste ano, por uma questão estratégica da direcção”, disse.

O dirigente referiu que, após aturada ponderação, a direcção entendeu ser preferível dedicar todos seus recursos financeiros, humanos e logísticos às camadas de formação, porque considera que deve haver uma mudança urgente no actual panorama do futebol nacional.

Na sua opinião, a decisão é acertada, na medida em que vai permitir evitar gastos desnecessários ligados à contratação de jogadores e iniciar uma temporada para depois a meio do campeonato correr o risco de ter que desistir, o que não é correcto. No entanto, adiantou não se tratar de uma desistência pelo facto de não ter iniciado ainda a época.

O Benfica de Luanda estreou-se no campeonato nacional da primeira divisão, Girabola, em 1998, ano em que ocupou a quarta posição, mas a sua melhor classificação na prova foi em 2009 quando ascendeu ao pódio no terceiro lugar. No Girabola2016 obteve a sexta posição com 44 ponto.