Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Bianchi feliz com plantel

Paulo Caculo - 08 de Fevereiro, 2017

A dupla de brasileiros será a grande inovação de Beto Bianchi na equipa deste ano.

Fotografia: Kindala Manuel

O estágio pré-competitivo realizado em Benguela foi muito interessante, e permitiu dotar os jogadores do Petro de níveis desejados, com vista às competições que se avizinham. Quem o diz é Beto Bianchi, responsável máximo da equipa técnica dos tricolores.

O treinador manifestou à imprensa, no final do jogo de apresentação oficial do plantel aos sócios e adeptos, no domingo, no Estádio dos Coqueiros, a sua satisfação com relação aos níveis de rendimento dos jogadores durante a pré-época.

"Independentemente do resultado (2-0) frente ao Desportivo, observamos todos os jogadores. Foi o primeiro jogo da temporada diante dos nossos adeptos, notamos que os jogadores estão ainda um pouco presos nos movimentos", disse o técnico brasileiro, e esclareceu ser normal que os níveis de concentração e intensidade de jogo não fossem dos melhores, em virtude de tratar-se de um desafio amigável.

"Foi um jogo de princípio de época, e os processos que temos de passar ainda não estão dentro daquilo que pretendemos, mas no geral, acho que foi uma pré-época muito interessante. Ainda não estou em condições de falar sobre o 'onze', apenas decido sobre a equipa titular no final de cada semana, na véspera de cada jogo", acrescentou Beto Bianchi.

O treinador considera, por outro lado, ser normal que no início da temporada os atletas sintam as pernas ainda pesadas, porque durante a preparação as cargas dos exercícios foram elevadas, a julgar pelo grau de exigência do Girabola. "É normal, que a equipa fique um pouco pesada, mas no geral os jogadores estão a render, e o importante é que a base do ano passado já se conhece. O nosso objectivo é ganhar o jogo de sábado com o Progresso, depois vencer o Libolo, e assim sucessivamente", assegurou.

Refira-se, no entanto, que ontem a equipa começou a trabalhar para o jogo da primeira jornada do Girabola Zap, e prevê-se mexidas no "onze" de estreia dos tricolores, relativamente aquele que se exibiu diante do Desportivo da Huíla, no jogo de apresentação do plantel.

A dupla de brasileiros será a grande inovação de Beto Bianchi na equipa deste ano. Na baliza, Gerson deve manter-se como titular, deve o guarda-redes ser auxiliado por Élio e Abdull, no centro da defesa,  Ari e Wilson nas laterais. Ao meio -campo devem actuar, Herenilson, Manguxi, Job e Rubinho (ou  Balakai). Quanto a Tiago Azulão e Toni devem formar a dupla de ataque.                      
PC

ADVERTÊNCIA
“Só entra no onze quem trabalhar”

Ontem, Beto Bianchi deixou claro, que vai ser muito exigente com os jogadores. O treinador  adverte que não vai haver contemplações no plantel para os menos aplicados, e assegurou mesmo que só vão ser titulares aqueles que se entregarem ao trabalho.

"Todas as semanas observamos os jogadores, e todos aqueles que trabalham com entrega e disciplina têm mais chances de entrar no onze. Aqueles que não fazem isso, são afastados da equipa titular. Estamos a fazer um onze base, e logicamente, temos os jogadores para certas posições", assegurou sem evasivas o técnico dos tricolores.

Garantiu estar satisfeito com os reforços, sobretudo com a rápida adaptação dos mesmos ao modelo de futebol e à filosofia de trabalho da equipa. Elogiou os jovens, Bebo e Pedro, talentos promissores descobertos nos escalões de formação do clube. "O Toni tem características de um avançado, que conserva muito bem a bola, posiciona-se muito bem, aguenta a pressão e dá tempo à equipa para sair da zona defensiva. É um jogador interessante e adapta-se bem ao futebol angolano", revelou.

"O Rubinho precisa de mais tempo, sobretudo pelas suas características. Tem muita qualidade e vai dar o seu contributo para os  objectivos da equipa. Os jovens, Pedro e Bebo, também estão no plantel para lutar por um lugar, têm qualidades e estão muito bem integrados na equipa", esclareceu.         PC