Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Brasil chama ao trabalho

Paulo Caculo - 03 de Outubro, 2019

A Seleco Nacional de Sub-17 regressa aos trabalhos na prxima semana

Fotografia: Agostinho Narciso | Edies Novembro

A convocatória definitiva da selecção nacional de Sub-17, com vista o Campeonato do Mundo de futebol do Brasil que se disputa de 26 do corrente a 17 de Novembro, vai ser tornada pública amanhã, sexta-feira, pelo Departamento das Selecções Nacionais da Federação Angolana de Futebol (FAF), soube o Jornal dos Desportos, de uma fonte do órgão reitor do desporto-rei angolano.
A lista a ser divulgada pelo seleccionador Pedro Gonçalves é integrada pelos jogadores que evoluem nos campeonatos internos e no exterior do país, catalogados pela equipa técnica como unidades fundamentais na manobra da equipa.
Após o anúncio dos convocados, a selecção entra para a fase decisiva de preparação, em que inclui um curto estágio no palco do Mundial, depois da participação no recente Torneio de Desenvolvimento da UEFA/CAF que se realizou na Turquia, que serviu de ensaio para as selecções apuradas para o mundial do Brasil.
Durante o torneio que se disputou em Istambul, a selecção nacional de Sub-17 empatou sem golos (0-0) com a Escócia, perdeu (3-1) no jogo com o Paraguai e venceu (2-0) os Camarões.  O seleccionador valorizou as presenças em virtude de ter servido para trabalhar os níveis de entrosamento, ritmo competitivo, avaliar a qualidade individual e colectiva da equipa e proporcionar aos atletas uma oportunidade de tomar contacto com estilos de jogo similares a das selecções do Brasil, Canadá e Nova Zelândia, adversários no Mundial.
Angola marcou três golos e sofreu quatro, facto que permitiu ao seleccionador manifestar a satisfação com o ataque da equipa, embora, deixasse transparecer a intenção de ver reforçado o sector com a provável integração de avançados que revelem relação íntima com os golos. A indisponibilidade do goleador Capita, afastado dos treinos no seu clube (1º de Agosto) por motivo disciplinar,  veio complicar as opções do seleccionador Pedro Gonçalves para o sector ofensivo.
O Torneio de Desenvolvimento da UEFA/CAF tem como objectivo o intercâmbio desportivo,  por via de selecções nacionais jovens. Os resultados dos jogos não são tidos em consideração na competição, razão pela qual não há uma classificação final do torneio, nem se apontam o melhor jogador ou goleador da prova.
A selecção de Sub-17 esteve no Torneio de Istambul com os atletas: Cambila, Geovani e André (guarda-redes), Gegé, Domingos, Pablo, Afonso Mimo, Tino, Porfirio e Manilson (defesas), Beni, Zine, Maestro, Pedro, Nélinho, Netinho e Abdul (médios) e Cláudio, Cakotila e David (avançados).
Para além do Mundial FIFA Sub-17, no Brasil, Angola vai disputar o torneio da COSAFA da categoria, com a selecção de Sub-16, no Malawi e no torneio COSAFA de Sub-20, na Zâmbia, agendado entre Outubro e Dezembro.