Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Brasil em marcha

08 de Agosto, 2019

Equipa tcnica est empenhada a encontrar os melhores para os lugares certos

Fotografia: Jos Cola, Edies Novembro

A selecção nacional de Sub-17 retoma hoje, às 8h00, no campo adjacente ao estádio 11 de Novembro, a  preparação que visa a fase  final do Campeonato do Mundo que de 26 de Outubro a 17 de Novembro deste ano decorrer no Brasil.
O seleccionador Pedro Gonçalves dará  primazia  aos habituais exercícios de recuperação da condição física. O técnico que acredita valor dos  atletas à sua disposição para os objectivos que augura no Campeonato do Mundo.
Para dar "endurance" e rodagem competitiva a equipa técnica programou um estágio com local ainda por definir. Esa pretensão ajusta-se ao de melhor  a direcção da Federação Angolana de Futebol conseguiu em termos de condições técnicas e logísticas para os jogadores e equipa técnica.
Os jogadores estão cientes de que apenas irão para o Campeonato do Mundo aqueles que se destacarem no decorrer dos treinos e nos jogos de controlo.
Entre os jogadores os destaques são o avançado Elano, que joga  nas camadas de formação do Grémio  São Carlensses do Brasil, Bruno de Castro ( avançado do Sacavensse de Portugal), Cláudio ( avançado do Kaizer Chifs da África do Sul) e Pedro ( médio do Mamelodi Sundows  também da África do Sul).
Os restantes integrantes do grupo são os guarda-redes Cambila, Vicente, Geovane, Orlando e André; defesas Tony, Mimo, Luciano, Porfirio, Pablo, Gege, Afonso, Nelo, Caly e Tchocobongue; médios Litinho, Maestro, Zine, Geronimo, Beny, Nelinho, Domingos, António e Obede e os avançados Leandro, Zito, Capita, Cisco, Abdul, David e Tino.
No Campeonato do Mundo, Angola integra o Grupo A com as selecções do Brasil, Canadá e Nova Zelândia. A estreia acontece no dia 26  Outubro diante da Nova Zelândia, no estádio do Bezerrao, em Gama .
Na segunda partida defronta o Canadá,  no mesmo estádio, e encerra  a fase de Grupo no dia 1 de Novembro, no estádio Olímpico, em Goiânia, diante do Brasil.

COLECTIVO
Empenho do Grupo alegra o treinador


O seleccionador  de Sub-17, Pedro Gonçalves, à propósito do reinício dos trabalhos, visando o Campeonato do Mundo, sublinhou que os seus comandados estão a progredir, dando mostra  do seu talento.
"Desde o início deste trajecto, em Abril de 2018, que traçámos um plano de trabalho até ao Campeonato do Mundo. Na altura pareceria apenas um sonho, mas veio-se a tornar um objectivo que alcançámos", disse.
"No final de semana teremos as ideias bem cimentadas do grupo e poderemos dar continuidade do programa já implantado" , prometeu o treinador que, a seguir, prometeu que "vamos agregar alguns jogadores de referência que tenham nos dado alguns indicadores positivos e que, por isso, merecem serem integrados para serem observados em vários factores, desportivos e não só ".
Segundo as suas próprias palavras "há três selecções que vão estrear no Campeonato do Mundo,  que são o Senegal, Ilhas Salomão e Angola. Sabemos, por isso, onde estamos e onde queremos chegar. O Grande objectivo é prepararmo-nos bem,  munidos de recursos  de criatividade  para recursos, pois, temos matéria humana que procura o seu lugar ao sol".
O treinador  lembrou que "para além do nosso plano de treinos regulares  estamos na expectativa do Torneio de desenvolvimento UEFA/CAF que continua sem data por enquanto,  mas temos o compromisso da UEFA que será, naturalmente, antes do campeonato do mundo".
"Com a minha presença no sorteio foi possível estabelecer contactos com diversas federações, das quais realço as do Brasil e Argentina que revelaram, inclusive, interesse em criar parcerias de trabalho com Angola" , esclareceu.