Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Bravos do Calundo vence Girabairro

13 de Novembro, 2017

Campeonato de Girabairro no Huambo tem um campeão que convenceu com mérito

Fotografia: Edições Novembro

Com golo de Borges, aos 20 minutos, o Bayer da Calomanda, campeã em título derrotou sábado passado, na cidade do Huambo, o 11 Bravos do Calundo, no jogo de abertura da 21ª edição do torneiro de futebol amador, vulgo Girabirro - Taça do Presidente.
Debaixo de intensa chuva, as duas equipas proporcionaram um bom espectáculo de futebol, diante de um público que lotou o campo  adjacente ao aeroporto Albano Machado.
Na final da edição anterior, o Bayer da Calomanda venceu, por 4-2, o 11 Bravos do Calundo, que conquistou o troféu na 19ª edição, batendo este mesmo Bayern da Calomanda, por 1-0.
No final do jogo de abertura, o coordenador do evento, Júlio Augusto Pinheiro de Azevedo, afirmou que esta edição vai ser disputada por 29 equipas, todas do município do Huambo, repartidas em três séries.
A província do Huambo é, a par de Luanda, a única que já fez disputar as 20 edições desde que esta prova amadora foi criada em Angola pelo Movimento Nacional Espontâneo (MNE).
Entre os jogadores que passaram por esta competição, destacam-se Hélder Mendes, que chegou a representar no Girabola as formações do Petro do Huambo, Interclube e Desportivo da Huíla, e o médio ofensivo Eliseu Campos, que representou o Petro do Huambo, Interclube e Recreativo da Caála.
Além destes, o Girabairro no Huambo fez despontar também os médios defensivos Ngueno (Petro do Huambo, Progresso do Sambizanga e Benfica do Huambo), Nicho (Petro do Huambo, Académica do Soyo, 1º de Maio, Benfica do Lubango e do Huambo), o guarda-redes Capessa (Petro do Huambo, 1º de Maio de Benguela e Recreativo da Caála), que também já encerraram as carreiras.