Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Caalenses acertam estratgias

Pedro Augusto, no Huambo - 15 de Março, 2013

Cala joga no prximo domingo no Huambo a primeira mo da segunda eliminatria de acesso fase de grupos da Taa da Confederao

Fotografia: Jos Cola

A equipa principal de futebol do Recreativo da Caála realiza hoje, às 9h00, no Estádio dos Kuricutelas, no Huambo, a penúltima sessão de treinos da semana, visando o jogo do próximo domingo, às 15h30, no mesmo recinto, com o Union Sportive de Bougouni do Mali, para a primeira mão da segunda eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça da Confederação. O treino desta manhã vai servir para o técnico Ricardo Formosinho fazer as correcções necessárias aos erros verificados no jogo da passada quarta-feira, com o 1º de Maio de Benguela, em antecipação à quarta jornada do Campeonato Nacional da I Divisão, que se saldou numa igualdade sem golos, para que a equipa possa aparecer em perfeitas condições na partida com os malianos, pois, o objectivo é a conquista de um resultado que lhe dê garantias de qualificação em casa do adversário.

Excepto o triunfo (2-0) sobre o Power Dynamos da Zâmbia, há 15 dias, no jogo que garantiu a qualificação à segunda eliminatória da competição, os caalaenses apenas conseguiram empates nos outros jogos oficiais disputados no seu reduto, com o Recreativo do Libolo e 1º de Maio de Benguela, ambos para a segunda e quarta jornadas do Girabola. O Recreativo da Caála quer inverter essa tendência para os empates, a começar pelo jogo com os malianos, para que o Estádio dos Kuricutelas seja transformado num palco apenas de vitórias em qualquer competição.

Isso ficou patente na sessão de treinos realizada ontem de manhã, no palco do jogo, menos de 24 horas depois do empate nulo com os proletários para a competição interna. Todos na equipa do Caála comungam do mesmo pensamento. Ou seja, apesar dos “desaires” caseiros no Girabola, os caalaenses estão convictos que a partir de domingo tudo vai ser diferente. O grupo às ordens de Ricardo Formosinho trabalhou sem limitações. Apesar do desgaste físico, em função da sequência de jogos que a equipa tem realizado, todos os jogadores do plantel estão em prontidão para responderem de forma positiva à chamada do técnico.

EQUIPA
DA SEGUNDA DIVISÃO

O facto do US de Bougouni disputar o campeonato da II Divisão do Mali não constitui motivo de euforia nas hostes do Recreativo da Caála. Pelo contrário. Significa maiores responsabilidades na preparação do referido desafio. O último treino da equipa acontece amanhã, no mesmo recinto e à mesma hora, dia em que o técnico Ricardo Formosinho pode divulgar o “onze” inicial para “atacar” os malianos do US de Bougouini.


ADVERSÁRIO DO CAÁLA

Union Sportive Bougouini
chega amanhã ao Huambo


A formação do Union Sportive de Bougouni do Mali, adversário do Recreativo da Caála, na segunda eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça da Confederação, chega amanhã, às 7h30, ao Huambo. O adversário do CRC escala hoje Luanda, onde passa a noite, devendo embarcar para a cidade do Huambo às 6h30 de amanhã. O US Bougouni realiza apenas uma sessão de treino na cidade do Huambo, que acontece amanhã, às 15h30, hora marcada para o início do jogo. O aprumo vai servir para adaptação à relva do Estádio dos Kuricutelas.

A preparação dos malianos deve também incidir na recuperação física dos jogadores, em função da viagem entre Bougouni/Luanda/Huambo, assim como na afinação das estratégias de jogo a utilizar pelo técnico Boubacar Coulibaly na partida com o Recreativo da Caála. O Union Sportive de Bougouni, grande sensação do futebol do Mali em 2012, é a primeira equipa da II Divisão a vencer a Taça daquele país. Também conhecido como AS Banimonotié, o Union Sportive de Bougouni existe há quatro anos e resulta da fusão de três clubes de Bougouni, I’AS Balanzan, I’AS Tadona e I’AS Banimonoti. O US Bougouni, além da Taça do Mali, foi finalista vencido da Supertaça daquele país.
PA


RICARDO FORMOSINHO

“A nossa equipa está motivada”


O técnico do Recreativo da Caála, Ricardo Formosinho, garante que a sua equipa está motivada e preparada para o jogo do próximo domingo, às 15h30, no Estádio dos Kuricutelas, no Huambo, para a primeira mão da segunda eliminatória para a fase de grupos da Taça da Confederação. O treinador disse ainda que no grupo às suas ordens, apesar das dificuldades a encontrar, todos estão com o pensamento virado apenas para a vitória frente aos malianos do Union Sportive de Bougouni. “A nossa equipa está motivada e preparada para o jogo da Taça da Confederação. Apesar de muitos dos jogadores terem apresentado desgaste físico, em função do número de jogos realizados num curto espaço de tempo, tenho confiança na minha equipa”, disse.

O responsável técnico do grémio da terra do milho mostra-se preocupado com a fraca pontaria dos seus avançados. Ricardo Formosinho referiu que a equipa melhorou muito, mas tem faltado categoria na hora de marcarem golos, como ficou evidente no jogo da passada quarta-feira, no Huambo, com o 1º de Maio de Benguela, para a quarta jornada do Girabola, que terminou empatado sem golos. “Criamos várias oportunidades de golo (frente ao 1º de Maio), como muitos dos adeptos e amantes do futebol viram. O estado da relva era péssimo e isso não ajudou. Mesmo assim, conseguimos montar uma estratégica de ataque muito forte, jogámos na área do adversário”, realçou. O treino que Ricardo Formosinho e seus adjuntos realizam hoje de manhã, visando o jogo do próximo domingo, vai abranger com a mesma dimensão todos os sectores da equipa, pois, pretende um colectivo coeso e determinado do primeiro ao último minuto do jogo.
JUSTINO VICTORINO, NO HUAMBO


ÁRBITROS
CAF nomeia
trio maliano


O trio nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Confederação Africana de Futebol (CACAF), chefiado pelo maliano Nguluwe Dinnis, para dirigir o jogo entre as formações do Recreativo da Caála (Angola) e Union Sportive de Bougouni (Mali), referente à primeira mão da segunda eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça da Confederação, marcado para o próximo domingo, às 15h30, no Estádio dos Kuricutelas, é aguardado amanhã (sábado), às 7h30, à cidade do Huambo. Nguluwe Dinnis vai ser coadjuvado no desafio do próximo domingo pelos seus compatriotas Nkhata Victor (1º assistente) e Kaachim Kaundula (2º assistente), enquanto o quarto árbitro nomeado pelo Conselho de Arbitragem da CAF, também maliano, chama-se Chalvin Lengani Ducan. O jogo terá como comissário David Fani, do Botswana, que chega ao Huambo também amanhã de manhã para fiscalizar a actuação do trio maliano.