Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

CAF define data do jogo militares

Jorge Neto - 15 de Novembro, 2018

Campeo nacional joga a primeira mo das preliminares em casa

Fotografia: Vigas da Purificao / Edies Novembro

A Confederação Africana de Futebol (CAF) definiu a data do jogo da equipa do 1º de Agosto, diante da formação do AS Otôho do Congo Brazzaville para 28 deste mês, às 16h00, no Estádio 11 de Novembro, referente à primeira mão da preliminar de acesso à fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões Africanos.
Aquando do sorteio realizado pela CAF, na cidade do Cairo, Egipto, na semana passada, existiam duas datas prováveis, 27 e 28, pelo que a organização da maior prova de clubes do continente definiu na segunda-feira, a última para a disputa do desafio.
O jogo da segunda mão acontece no dia 5 de Dezembro, naquele país vizinho, onde os militares definem a continuidade na competição em que atingiram às meias-finais na última edição que terminou recentemente, eliminado de forma inglória pela formação do Esperance de Tunis da Tunísia que se sagrou campeã, ao vencer na final o Alhy do Egipto, por 3-0, após perder por 3-1.
Em caso de passagem para segunda eliminatória, os tricampeões nacionais defrontam a formação do CNAPS FC do Madagáscar ou o FC Platinum (Zimbabwe), com a primeira mão a disputar-se nos dias 14/16 de Dezembro e a segunda volta nos dias 21/23 de Dezembro.
Os militares fizeram este ano a melhor campanha da sua história, sob a orientação do técnico sérvio Zoran Maki que deixou o cargo, para o regresso do seu compatriota Dragan Jovic.
O guarda-redes Tony Cabaça, 32 anos, foi eleito o melhor guarda-redes da competição, com uma classificação de 7.26, realizou oito partidas, defendeu 2/3 dos três penaltis sofridos pela equipa durante o campeonato, registou, também, uma média de 3,5 (78 por cento) de defesas por jogo e ficou dois jogos sem sofrer qualquer golo.
Em relação ao Girabola Zap, os militares preparam a meio gás o desafio da 3ª jornada,  visitam o Atlético Sport Aviação (ASA) no Estádio dos Coqueiros, antes do duelo das Afrotaças, em que o objectivo está focado na conquista dos três pontos. 
Os agostinos têm 12 jogadores ao serviço de três selecções nacionais, Tony Cabaça (guarda-redes), Dany Massunguna (defesa -central), Paizo (lateral esquerdo), Mingo Bile (lateral direito), Show (médio), Buá (médio), Geraldo e Ary Papel (avançados) e Mabululu (avançado) cedidos à Selecção Nacional \"AA\", que se prepara para o jogo de  domingo com o Burkina Faso, referente à corrida para o CAN 2019, nos Camarões.
Dois atletas fazem parte dos eleitos da Selecção Olímpica, o médio Mário e o avançado Melono Dala, que recebe amanhã a congénere da Namíbia, pontuável para a primeira mão de qualificação para o CAN 2019, no Egipto. Para completar, o defesa - central Bobó representa a selecção do Congo Democrático para o jogo de amanhã com o Congo Brazzaville, referente à corrida para o CAN/2019, nos Camarões.