Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

CAF introduz AAR nas competies

Augusto Panzo, Cacuaco - 27 de Abril, 2019

A lei existe, desde 2012, mas ainda no foi implementada

Fotografia: Edies Novembro

A CAF vai introduzir dentro em breve, em todas as provas continentais, o Árbitro Assistente Adicional (AAR, em inglês), uma inovação que começou a ser ensaiada nos jogos das meias-finais do Campeonato Africano das Nações de Sub/17, em curso na Tanzânia.
A inovação existe desde 2012, mas a Confederação Africana de Futebol só agora achou por bem ensaiá-la na competição mais jovem , pensa estendê-la às outras provas, com  a finalidade de ajudar os árbitros na tomada de decisões durante os jogos.
Com a introdução efectiva (ainda sem data) desse método, aprovado pela Corporação Internacional do Futebol Associado (IFAB, em inglês), as arbitragens passam a ter seis membros, ao contrário dos habituais quatro. O sistema envolve dois juízes adicionais, posicionados atrás de cada baliza, para sancionar as infracções cometidas no lado esquerdo do árbitro central.
De acordo com o Monitor da CAF para Árbitros Assistentes, Mamadou Haidara, após o período de supervisão teórica e prática pelo monitor, as condições estão criadas para a sua materialização. “A lei existe, desde 2012, mas ainda não foi implementada. Decidimos usá-la desta vez, e estamos prontos para isso ”, revelou.
O dirigente sublinhou, que “o principal motivo para a introdução deste sistema, é ajudar os árbitros nas tomadas de decisões, especialmente, na área de grande penalidade. Isso, vai permitir que os outros dois árbitros assistentes se concentrem em impedimento e outras faltas ”, realçou.