Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Campees mundiais em busca da honra

Jlio Gaiano - 05 de Outubro, 2019

Fotografia: Edies Novembro

A Selecção Nacional, confirmou ontem o seu estatuto de candidato e campeão mundial em título ao cilindrar a congénere dos Camarões, por 6-1, no jogo que marcou o encerramento da abertura do V Campeonato Africano das Nações de Futebol para Amputados que se disputa na cidade de Benguela, no Estádio de São Filipe.
Testemunhado por uma boa moldura humana, a partida correspondeu a expectativa, com os pupilos de Augusto Chieto a brindarem todos os presentes com um triunfo, revelando maturidade e competência na abordagem do desafio.
Os angolanos foram simplesmente superiores em relação aos camaroneses, um conjunto algo trémulo e cansado. Em suma, foi um adversário que não esteve ao nível dos anfitriões que tiraram proveito da fragilidade e inexperiência para marcar os golos que abriram caminhos para a conquista do almejado título africano.
A vitória de Angola começou a ser construída no minuto três por intermédio Chiquete que, numa combinação de jogada com Lukamba, isolados atirou a contar para a alegria da assistência que esteve em número considerável no estádio do São Filipe.
Os camaroneses, ainda tentaram reagir, porém foi sol de pouca dura, ante a determinação e crença na vitória, pelo que acabaram por ampliar a diferença no resultado com, Kafula, Joaquim, Moraes, Adão e Candeeiro a assinarem o livro da vitória.
Pela formação camaronesa, o avançado Fon descontou com um golo de belo efeito, acabando assim por reagir, ainda que fraquinho, à humilhação por que passaram no jogo de estreia diante dos campeões mundiais.
Com este triunfo os angolanos abrem fortes possibilidades para encarar com optimismo a luta pela conquista do ceptro em posse da Libéria desde 2008.
A actuação do trio de arbitragem liderada por Paul Susseh, assistido por Hassan Naguedi e Celso Menese pautou-se pela positiva. passando despercebido ao longo da contenda.