Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Crise financeira amputa plantel

Benigno Narciso - Lubango - 27 de Janeiro, 2018

O Desportivo da Huíla vai disputar o Girabola Zap 2018 com um plantel formado por 23 atletas, devido a incapacidade financeira que a direcção do clube atravessa, para suportar grandes encargos decorrentes da realização de contratos, pagamentos de salários e outras despesas, inerentes a um grupo vasto.
A redução de atletas, composto habitualmente por mais de 30 atletas, deve-se também ao facto da equipa não competir esta época para a Taça de Angola, daí, a razão da diminuição do grupo de trabalho.
“ Vamos trabalhar com um plantel de entre 23 a 24 jogadores, dado que a direcção apresentou uma proposta de não competirmos na Taça de Angola. Então, não há necessidades de termos um plantel extenso. Esse número será suficiente”, confirmou Mário Soares, técnico principal da equipa.
O treinador revelou que há jogadores consagrados,  com créditos firmados a nível do futebol nacional, que manifestam interesse de representar o Desportivo. Contudo, o desiderato não se concretiza devido à incapacidade financeira para superar os custos de contratação.
“Há jogadores que têm pretensão de fazer parte da nossa agremiação, mas são consagrados e conforme disse, têm os seus custos e nós sabemos que o Desportivo da Huíla é uma equipa modesta, financeiramente”, frisou.
Para contornar as limitações, apontou que a equipa técnica trabalha para  um plantel de jogadores que procura espaço no mercado futebolístico nacional, e potenciar os mesmos de modos a que se transfigurem para permitirem ao Desportivo realizar um campeonato tranquilo, e sem grandes exigências financeiras.
 “Nas nossas limitações financeiras, temos de ter no plantel jogadores que procuram espaço no mercado futebolístico nacional, e assim podermos fazer um campeonato sem muitas exigências financeiras, porque afinal de contas, não temos”, disse.
A equipa encerra o estágio no sábado, data em que regressa ao Lubango, para prosseguir  a preparação para o Girabola Zap 2018.