Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Cuando Cubango FC pode regressar ao seu Estdio

03 de Junho, 2019

O objectivo recebermos a obra em Julho e no mesmo ms trazermos aqui a inspeco da FAF

Fotografia: Jornal dos Desportos

As obras de reabilitação do Estádio Municipal de Menongue de Futebol-11, no Cuando Cubango, com a capacidade para 3.500 espectadores, retomadas sexta-feira, têm prazo de execução de um mês, assegurou o vice-governador para os serviços técnicos e infra-estruturas, Bento Francisco Xavier O vice-governador que visitou arranque das obras, a cargo da Organização Maestiza Lda, explicou à Angop que estas paralisaram em 2018, porque o governo não pagou os primeiros trabalhos efectuados, desde a remoção do tapete sintético e outras tarefas.
Reconheceu que a paralisação afectou muito a equipa do Cuando Cubango FC, que tinha de deslocar-se sempre, em jogos de casa, para a vizinha província do Bié, com custos avultados, desde a própria deslocação, alojamento, alimentação, entre outros encargos.
“O objectivo é recebermos a obra em Julho e no mesmo mês trazermos aqui a inspecção da FAF, para fazer a avaliação do campo. A nossa equipa desceu de divisão por muitos motivos, mas não por falta de qualidade dos jogadores, falta de capacidade da direcção do clube e da equipa técnica”, referiu.
Precisou que a empresa Maestiza Lda, para além da locação do novo tapete sintético, fará um trabalho profundo nas infra-estruturas, num investimento avaliado em 191 milhões de Kwanzas.
Por este motivo, tendo em conta que OGE-2019 está quase a ser executado, explicou o responsável, o governo tinha que sentar-se à mesma mesa com o empreiteiro no sentido de mobilizar-se para a retomada das obras, tendo este concordado, uma vez que o Girabola-2019-2020 inicia no próximo mês de Agosto.
Bento Francisco Xavier sublinhou que todo o esforço do governo faz sentido, porquanto o Cuando Cubango FC, que tinha baixado de divisão, por sorte do destino subiu outra vez para a 1ª Divisão de Futebol - Girabola, em função da orientação da FIFA para a descida do Kabusrcop do Palanca, por incumprimento no pagamento ao jogador Rivaldo.
Dado este facto, o vice-governador prometeu, que o governo irá apoiar (…) a equipa do Cuando Cubango FC neste Girabola, facto que não aconteceu no campeonato passado, por causa das dificuldades financeiras que o governo local atravessou, numa altura em que eram notórios os problemas que a equipa suportava.