Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

DAgosto tem via aberta na "Champions" amanh

28 de Setembro, 2019

Na convocatria a ser divulgada apenas hoje, pode ser ainda confirmada, as chamadas para fazerem parte dos eleitos, Neblu, J, Bonifcio, Leonel Yombi, Nelson da Luz, Mrio, Mongo e Natael.

Com todos os jogadores disponíveis e às ordens de Dragan Jovic, a equipa do 1º de Agosto treina esta manhã, às 9h00, pela última vez, antes do jogo com o Green Eagles da Zâmbia, agendado para amanhã (domingo) às 17h00, no Estádio 11 de Novembro, referente à segunda mão da derradeira eliminatória de qualificação à fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões de África.
Depois de trabalharem ontem à porta fechada (os jornalistas tiveram direito a apenas 15 minutos), a equipa militar regressa hoje ao relvado do estádio França Ndalu para uma sessão de treino ligeiro, e que servirá, seguramente, para o treinador corrigir os últimos detalhes e limar as arestas do ciclo de preparação.
Entre as novidades do provável"onze" do campeão nacional, para o decisivo embate frente aos zambianos, realce para o regresso de Bobó e Toni Cabaça aos convocados, depois da ausência no embate com o Santa Rita de Cássia, na quinta jornada do campeonato nacional.
O central e o guarda-redes trabalharam durante a semana integrados nos possíveis titulares, facto que ajuda a alimentar a probabilidade de Dragan Jovic reintegrar os dois atletas. Quem também espreita a titularidade ao"onze" é o atacante Mabululu, depois de ter sido utilizado apenas nos últimos 20 minutos no último desafio do Girabola.
A julgar pelas declarações de Ivo Traça, existe a grande probabilidade do técnico dos militares colocar em campo, amanhã, a mesma equipa responsável pela vitória no embate da primeira mão, em Lusaka.
Tal como no embate da primeira mão, os militares podem voltar a apostar no sistema táctico 4X5X1, privilegiando o passe e a posse do esférico, como modelo de jogo ensaiado, durante toda a semana de preparação.
Na estratégia defensiva, Dragan Jovic pode confiar na dupla de centrais Massunguna e Bobó, dois jogadores bastante experientes no sector defensivo. Na baliza, Toni Cabaça pode contar, ainda, com os apoios dos laterais Isaac, à direita e Paizo à esquerda.
O meio-campo estará povoado com os «mágicos» Buá, Ary Papel e Zito Luvumbo e pelos «construtores» Macaia e Kila. Já o ataque deve estar às ordens do inevitável Mabululu, autor de um dos golos da equipa, no triunfo muito bem conseguido em Lusaka. 
Na convocatória a ser divulgada apenas hoje, pode ser ainda confirmada, as chamadas para fazerem parte dos eleitos, Neblu, Jó, Bonifácio, Leonel Yombi, Nelson da Luz,  Mário, Mongo e Natael.      

IVO TRAÇA
“Já conhecemos o adversário”

O técnico adjunto do 1º de Agosto, Ivo Traça, garante que o facto de a equipa conhecer o modelo de jogo do Green Eagles, proporciona condições para encarar o desafio de amanhã com enorme optimismo.
De acordo com o porta voz da equipa técnica, o grupo preparou-se para este jogo tendo em atenção as características dos zambianos.  "A disposição é óptima e estamos a trabalhar para cumprirmos o trabalho de casa", realçou.
"Será um jogo difícil, mas apesar de estarmos à frente da eliminatória, não quer dizer que já estamos qualificados ou que a eliminatória esteja já resolvida. Vamos ter de trabalhar muito, para podermos ultrapassar este adversário", reconheceu.
Ivo Traça assegurou que existe crença e motivação no seio dos jogadores. "Já conhecemos o nosso adversário e estivemos durante toda a semana a preparar o nosso jogo, tendo em atenção os aspectos inerentes ao futebol do adversário", revelou cauteloso. "Existem aspectos que não podem ser falados, porque estaria a entregar o ouro ao bandido. Mas conhecemos bem esta equipa do Green Eagles e acreditámos que vamos jogar para ganhar e passar a eliminatória", acrescentou o antigo lateral do clube militar.
Admite que será imperioso para o conjunto militar impor o seu futebol e ritmo de jogo. "Temos todos os jogadores disponíveis e quando assim acontece é bom para todos nós. Amanhã (hoje) é dia convocatória e serão anunciados os eleitos para o jogo de domingo (amanhã)".             

CONFIANTE
Massunguna tem a receita
para alcançar objectivo


O defesa central Dani Massunguna disse estar seguro, de que se a equipa abordar o jogo com calma e determinação cumprirá com êxito a missão de afastar a formação zambiana.    
"O objectivo é encarar o jogo com o mesmo espírito de entrega e determinação. Sabemos que vai ser extremamente difícil", adiantou o experiente central e capitão do clube militar.
"É um adversário complicado, que vem disposto a mudar o resultado, com objectivo de entrar para a fase de grupos, mas é  também o nosso objectivo. Acredito que, independentemente de termos ganho o jogo da primeira mão, não significa dizer que o adversário é fraco", assegura.
Dani Massunguna considera que o Green Eagles aposta muito num estilo de futebol directo, que privilegia o lançamento de jogadas para a área adversária. Destaca ainda, no conjunto zambiano, jogadores de estatura alta e porte físico muito forte.
"Vamos jogar em casa e temos a obrigação de vencer este jogo, mas sem subestimar o adversário, porque é uma equipa que faz um futebol directo e acreditámos que não vai fugir muito da postura que apresentou em casa", recordou.